Saiba como impressionar na entrevista de emprego

Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Um currículo bem elaborado é o primeiro passo para despertar o interesse do recrutador. Após ser convocado para uma entrevista, a preocupação com o tipo de vestimenta também deve ser levado em conta.

A identidade visual permite construir uma relação imediata de confiança ou sabotar o seu desempenho na disputa pelo cargo. Por essa razão, é imprescindível ter todo cuidado com o tipo de roupa a ser usada em uma entrevista. Para um look sofisticado e moderno, aproveite a versatilidade que um tênis neutro pode trazer.

Dessa forma, para conseguir se inserir no mercado de trabalho, é relevante se empenhar em todos os passos até a contratação. Na verdade, os fatores como currículo, vestimenta, comportamento, soft e Hard skills, além de experiências profissionais são requisitos essenciais. Para descobrir como impressionar numa entrevista de emprego, acompanhe a leitura até o final!

Roupa adequada: existe?

Apesar do mercado de trabalho ainda ser muito formal, algumas empresas já entenderam que a vestimenta está associada com o ambiente corporativo e com a personalidade da pessoa. Logo, a obrigação do terno e gravata não é mais uma regra. No entanto, isso não quer dizer que os recrutadores não observam os trajes dos candidatos.

Na verdade, as roupas não são um quesito eliminatório, pois a empresa busca profissionais com perfil de acordo com a vaga, o que facilita para a quebra de padrões. Segundo alguns especialistas de carreira, atualmente, o mercado de trabalho tem mudado a visão sobre os tipos de vestimentas, os ternos e gravatas deixaram de ser uma exigência para criar uma imagem de credibilidade.

Isso não significa que qualquer roupa pode ser usada em uma entrevista de emprego. Apesar de não ser um quesito eliminatório, devemos levar em consideração o ambiente para o qual somos recrutados.

Como impressionar positivamente numa entrevista?

Primeiramente, ao ser selecionado para uma entrevista, mostre aos recrutadores que conhece a empresa, os valores que ela acredita. Assim, vai demonstrar que realmente está interessado em fazer parte daquela organização pelo o que ela representa.

Transmita uma boa imagem pessoal

Para construir uma boa imagem pessoal, vestir-se apropriadamente para uma entrevista vai causar uma primeira impressão positiva aos recrutadores. Assim, uma boa dica é analisar o dress code dos funcionários. Dessa forma, ao ser admitido estará sempre vestido conforme a companhia espera dos funcionários. Para fugir do erro, opte por peças curingas, que causem uma boa impressão e credibilidade de um profissional de respeito.

Pesquise sobre a empresa

Antes de comparecer na entrevista, faça pesquisas sobre a empresa, conheça os valores e o comportamento organizacional dela. A pesquisa é recomendada a ser feita antes mesmo de enviar o seu currículo, assim saberá se os valores da empresa estão alinhados com os seus, tomará conhecimento sobre quais produtos ela oferece, bem como a imagem dela no mercado. Quanto mais informações tiver, mais os recrutadores notarão a sua vontade de fazer parte da equipe.

Treine as respostas antes da entrevista

Não sabemos todas as perguntas que serão realizadas, mas as que imaginamos que serão feitas ajudam bastante a treinar. Então elabore respostas para questionamentos como ponto fraco e forte, as habilidades, qualificações adquiridas, a visão de futuro, como acredita colaborar para empresa, as suas características e funções realizadas anteriormente. Chegar com as respostas treinadas te trará mais confiança para responder caso sejam feitas.

Faça as perguntas certas ao recrutador

Uma maneira de demonstrar interesse na vaga é fazendo perguntas ao recrutador, pois você vai se mostrar mais interessado em conhecer sobre a empresa e que está disposto a se empenhar ao máximo por aquela oportunidade. A reportagem no site do G1 traz 18 perguntas que podem ser realizadas aos recrutadores.

Pontualidade

Chegar atrasado na entrevista de emprego não é de forma alguma uma boa maneira de causar impressões positivas. Além de demonstrar descompromisso, pode passar que não há tanto interesse por sua parte pela vaga. Os atrasos são super mal vistos na entrevista, desfavorecendo a sua contratação. Por esse motivo, calcule corretamente o tempo gasto da sua casa até a empresa. Chegue com no mínimo 15 minutos de antecedência para evitar que não apareça suado, despenteado e nervoso.