A importância em investir no desenvolvimento das soft skills e hard skills

O mercado de trabalho, a cada ano, está se tornando mais competitivo, portanto, ter um diferencial que agregue valor para uma empresa, certamente, contribui bastante para a contratação de um profissional. Por esse motivo, estima-se que a procura por habilidades comportamentais está crescendo a cada dia que passa, tanto em território nacional quanto no mundo todo.

Logo, ao saber o que são as soft skills e hard skills, investir no desenvolvimento dessas habilidades está sendo um meio bastante interessante que diversos profissionais que estão desempregados começaram a desenvolver para ter um diferencial no currículo e, estar apto para conseguir concorrer por uma vaga de emprego neste mercado disputado.

Entendendo o que são soft skills e hard skills

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração, é que todas as habilidades somam valor para exercer determinadas atividades remuneradas, e quando o assunto é encontrar um emprego, ter as habilidades de soft skills e hard skills desenvolvidas, são um diferencial bastante requisitado no mercado de trabalho.

Entendendo as soft skills

As soft skills são consideradas habilidades interpessoais, e que são úteis em diversas circunstâncias. Ao ter uma soft skill ou mais desenvolvidas, o profissional consegue ter maiores relações sociais, conseguindo ser proficiente de diversas maneiras. Existem diversas soft skills que são cobiçadas por grandes empresas e startups, algumas delas são:

Ser criativo

Criatividade é algo que está altamente ligado em ser eficiente, e ser criativo em um ambiente corporativo ou prestando qualquer trabalho, significa que a pessoa que possui essa skill aprimorada, conseguirá resolver determinados problemas por si só. Uma pessoa criativa é preparada tanto mentalmente quanto emocionalmente para superar quaisquer desafios que forem impostos.

Portanto, quando as empresas encontram alguém criativo, dificilmente ela não será contratada. Conferindo de perto o quão valorizado essa soft skill é, fica impossível não investir no desenvolvimento dela. Por esse motivo, as pessoas que buscam aprimorá-la estão conseguindo ótimos resultados no mercado de trabalho.

Persuasão

Ter essa habilidade a seu favor, pode ser bastante lucrativo. Por isso, no segmento de marketing e vendas, essa skill é muito mais do que bem-vinda. Ter alguém na equipe com habilidade pessoal e expor claramente a lógica de informações e persuadir a pessoa para realizar uma venda, certamente pode ser chamado de “uma mina de ouro”.

Existem muitas outras skills que são valorizadas pelas empresas, e para desenvolver elas, basta a pessoa estudar as melhores práticas e assim, conseguir desfrutar de todos os benefícios que elas possuem.

O recomendado é que a pessoa encontre as skills que mais possui aptidão e busque aprimorá-las primeiro e, após realizar esse feito, a pessoa pode partir para o desenvolvimento de mais outras habilidades para complementar seu currículo.

Hard skills

As hard skills não tem muito o que falar. Elas são todas as habilidades que uma pessoa aprende através da formação tradicional ou capacitação como cursos, por exemplo.

Por esse motivo, ter habilidades com as ferramentas do Excel, PowerPoint e outras ferramentas do Office são skills extremamente valiosas, e que estão sendo requisitados em diversas vagas de emprego, principalmente em território nacional.

Diferente das soft skills, que muitas pessoas já têm por natureza, as hard skills só podem ser aprendidas através de treinamentos. Então, elas também são extremamente requeridas no meio corporativo.

O profissional que desenvolve tanto as soft skills mencionadas anteriormente quanto as hard skills são periodicamente buscados no mercado. Logo, para conseguir ter maiores chances diante da concorrência para arrumar um emprego, começar a investir nestas habilidades é algo extremamente eficaz.

Ter essas habilidades desenvolvidas nunca é demais, por isso, fica nítida a importância de investir no desenvolvimento das soft skills e hard skills.