Escolas de idiomas: saiba como gerenciar a sua

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Não importa se você tem ou deseja ter uma escola de francês em São Paulo ou uma escola de Inglês no Rio de Janeiro, você precisa saber como gerenciá-la para que o seu negócio seja bem-sucedido.  

Qualquer tipo de negócio deve ser bem administrado para que consiga mais clientes, tenha maior lucro e possa crescer. Porém, nem sempre os novos empreendedores dão a devida atenção para a administração de empresas. 

Isso é definitivamente um grande erro. Afinal, enquanto uma empresa não está sendo bem gerenciada, outras estão recebendo a melhor administração possível e crescendo no mercado. 

Dito isso, quando se trata de escolas de idiomas também é essencial saber como gerenciar esse tipo de negócio para obter bons resultados. 

Continue a leitura e confira algumas dicas que separamos e que podem ajudar a decolar o seu negócio! 

Dicas de gerenciamento para escolas de idiomas

Confira a seguir algumas dicas que podem fazer a sua escola de idiomas se destacar no mercado, obter mais alunos e ter maiores lucros. 

1. Recrute e treine boas pessoas

Recrutamento e treinamento são aspectos vitais para manter sua escola competitiva. O que é uma escola de idiomas sem professores qualificados e funcionários experientes?

Muitos donos de escolas se decepcionam ao ver que a gestão não é sua “coisa”, mas você deve treiná-los à sua equipe, caso contrário, isso significa que sua escola estará operando no nível mais baixo de habilidade do funcionário mais baixo.

Crie uma equipe forte e verifique se cada membro é treinado e entende como suas responsabilidades são vitais para o sucesso da escola e como eles se conectam às tarefas dos outros funcionários. 

Certifique-se de que suas expectativas estão sendo atendidas, fornecendo feedback e avaliações semestrais dos funcionários.

Faça sessões de brainstorming com todos os funcionários e peça ideias para melhorar o que você faz e oferece aos alunos.

Para professores menos experientes, você pode incentivá-los a observar outros professores. Você também pode querer realizar alguns cursos de desenvolvimento profissional: exames de ensino, problemas típicos de alunos de idiomas locais – e soluções!

A contratação de funcionários bem qualificados é uma situação vantajosa para todos: seus alunos obtêm educação da mais alta qualidade e a reputação de sua escola melhora.

2. Defina processos 

Quando você está apenas começando, pode não ver os processos como particularmente importantes. 

No entanto, aconselhamos não esperar até que sua escola de idiomas cresça antes de implantá-los, comece agora. Como diz o ditado, “comece como você pretende continuar”.

Ter procedimentos implementados antecipadamente garantirá que sua escola de idiomas ofereça consistentemente o mesmo nível de serviço a todos os alunos que frequentam suas aulas. 

Os procedimentos também ajudam a definir as expectativas de seus tutores e estabelecer limites. Sua equipe precisa saber o que se espera deles e quais são suas funções e responsabilidades específicas.

3. Cuide da Administração

Se há uma coisa que muitos empreendedores donos de escolas de idiomas gostariam de saber antes de iniciarem seus negócios, é que é essencial fazer uma boa administração da empresa. 

Portanto, é importante que você mantenha todos os processos de administração bem organizados. Por exemplo, você pode optar por usar algum software de gestão. 

Esse tipo de tecnologia geralmente permite que seus clientes acompanhem os  horários das aulas, fluxo de trabalho, faturas e folha de pagamento de forma rápida e fácil. 

4. Atenda às necessidades dos alunos

Administrar uma escola de idiomas é oferecer um excelente atendimento ao cliente. Seus alunos não apenas esperam ver melhorias no idioma que estão aprendendo, mas também esperam ter seu apoio em qualquer aspecto de seu aprendizado. 

Prestar atenção às necessidades de seus alunos é essencial e todos os seus tutores devem ter isso como um ponto focal forte durante suas aulas. 

Se os alunos sentirem que suas necessidades estão sendo atendidas e suas opiniões são valorizadas, eles continuarão usando seus serviços. Caso contrário, procurarão outra escola. 

5. Invista em marketing

Saber comercializar de forma eficaz sua escola de idiomas é um dos maiores desafios que todo novo negócio enfrenta. 

Portanto, aconselhamos que você crie uma estratégia de marketing antes do lançamento de sua escola, para que você tenha um plano estratégico em andamento. 

Depois de enfrentar as tarefas diárias de administrar uma escola de idiomas, você pode descobrir que não terá tempo para documentar um plano de marketing. Dê uma olhada no que outras escolas estão fazendo em sua área em termos de marketing. 

Conclusão

Assim como acontece com qualquer outro tipo de negócio, ao abrir uma escola de idiomas, é essencial que você tenha como objetivo fazer um bom gerenciamento da empresa. 

Quando um empreendedor ou gestor não é capaz de gerir um negócio, as chances dele não dar certo são enormes, e você não quer que isso aconteça com a sua empresa, não é mesmo?