Pedras de âmbar e seus benefícios na redução da ansiedade

Saúde

Você já se perguntou como as jóias de âmbar podem ajudá-lo a lidar com situações mais complicadas?

Imagine uma situação dessas. Você está em um lugar lotado como um supermercado. E… quase de repente você começa a suar, faz você tremer e ficar tonto e sua respiração encurta. Então você sente uma dor na região do peito e os medos mais terríveis tomam conta de você. 

Tudo gira em torno de você como em um filme surreal, você sente que está se desprendendo do seu próprio corpo e está prestes a perder o controle… ou a sua vida! Se você não está na primeira experiência desse tipo, provavelmente logo perceberá que está tendo um ataque de pânico.

A atual geração de jovens adultos, muitas vezes chamada de Geração X ou Millennials, está enfrentando ansiedade em escala global. Esse estado crônico de ansiedade pode ser resultado de insegurança econômica ou estilo de vida superconectado à tecnologia e insuficientemente conectado às relações interpessoais. 

Somos a geração que deve tê-los todos: desde um alto nível de consciência, até uma carreira de sucesso e uma vida familiar gratificante. Tudo isso aspirando ao equilíbrio interior, à auto-realização e a uma atitude zen relaxada.

Mas diante da vida, das mudanças climáticas, da agitação política ou das crises econômicas e da falta de empregos estáveis ​​ou formação prática insuficiente para os desafios reais do trabalho, estamos cada vez mais expostos ao fenômeno da “ansiedade avassaladora”. 

Cerca de 1 em cada 10 jovens sofre de ataques de pânico e 57 por cento dos jovens estudantes experimentaram episódios de “ansiedade esmagadora”. Tudo isso vem com distúrbios digestivos, insônia, dores no peito de natureza psicogênica e dor de garganta.

Entre os muitos remédios naturais com efeitos ansiolíticos que vale a pena experimentar estão a meditação torácica e a respiração, além da psicoterapia cognitivo-comportamental, que visa alterar cognições e reações a vários estímulos estressantes, respectivamente. Um remédio adjuvante dos tempos antigos, no entanto, é o âmbar. 

A pedra âmbar também é usada em colar ambar infantil para reduzir sua agitação. Também é recomendado por terapeutas de cristal para aliviar dores de cabeça ou dores nas costas e até mesmo para tratar doenças da pele como eczema, induzidas pelo estresse.

Como as jóias de âmbar podem nos ajudar na ansiedade?

Várias teorias tentam explicar os poderes milagrosos deste tesouro nórdico. O segredo está no ácido succínico – um dos componentes químicos do âmbar. Alega-se que o âmbar emite pequenas quantidades de óleo contendo este ácido succínico em contato com a pele. O âmbar mais eficaz na redução da dor é considerado o âmbar natural do Báltico.

Os céticos apontam que o ácido só derrete em temperaturas muito altas, entre 180 e 200 graus Celsius. O corpo humano tem apenas 37 graus Celsius, mas o âmbar é moderadamente solúvel em água e pode haver a possibilidade de que a pedra disperse pequenas partículas de ácido em contato com o suor do corpo.

Nenhum estudo em humanos foi realizado para confirmar ou refutar essa hipótese, mas é inegável que o ácido succínico pode reduzir a ansiedade em camundongos. Em vez disso, há um histórico de uso dessa pedra para controlar a dor de leve a moderada e grave.

Outro efeito notável é a eletricidade. O âmbar emite íons negativos quando esfregado nas palmas das mãos, como quando usado sob a roupa. Isso é semelhante aos efeitos terapêuticos produzidos pela lâmpada de sal do Himalaia. 

O corpo humano é um organismo elétrico, porque nossos neurônios se comunicam usando sinais elétricos. É possível que o âmbar interaja com o corpo em um nível bioelétrico.

O que podemos dizer com certeza é que o âmbar é um remédio natural, agradável, inofensivo, tradicional e estético. Além disso, é uma solução testada ao longo do tempo que pode ser usada antes de medicamentos que podem ter alguns efeitos colaterais. É um remédio que vale a pena tentar como talismã ou amuleto. 

As pulseiras de âmbar do Báltico também são usadas para controlar e aliviar a dor do reumatismo, artrite e articulações dolorosas. A pedra é mais eficaz quando usada perto da área dolorida, por exemplo, em uma pulseira de ambar para dor no túnel do carpo ou colar de dor de cabeça.

Conclusão

O âmbar é um remédio com carga histórica, elétrica e energética. As pessoas nos tempos antigos notaram suas propriedades milagrosas e a usavam como um teto sobre feridas e lugares dolorosos. 

Hoje em dia, o âmbar tem se tornado cada vez mais popular por suas propriedades ansiolíticas, sendo usado em jóias de ouro ou prata junto à pele como um talismã para afastar a doença do século – a ansiedade.