Entenda o que é e qual a função do Design Thinking

As pessoas estão cada dia mais presentes no universo digital. A criação do metaverso é um exemplo do quanto ainda devemos evoluir em termos de tecnologia e relação entre humano e máquina.

Para que as marcas se mantenham presentes na mente dos consumidores, é fundamental investir em conhecimento por meio de cursos de marketing digital. Nestes cursos é possível conhecer conceitos de comunicação digital e ferramentas que podem contribuir para o fortalecimento das empresas.

É neste contexto que está inserido o Design Thinking. Com uma abordagem originada do design, ele vem sendo utilizado vastamente em estratégias de marketing.

O que é Design Thinking?

O Design Thinking traduzido significa “pensar como um designer” ou “pensamento do design”. De forma objetiva, ele pode ser definido como uma metodologia que busca trazer a empresa para mais perto do seu cliente.

Na prática, o Design Thinking consiste na aplicação de conceitos e implementação de processos que criam novos moldes e abordagens para os problemas.

A ideia está em obter informações, analisá-las e buscar soluções baseadas no conhecimento gerado. Tudo isso é feito pensando na experiência do público-alvo e/ou do consumidor.

Diferente de outros métodos, o Design Thinking não foca no problema,  mas na sua solução. Por meio da observação, é possível identificar o que as pessoas querem ou precisam e responder de forma criativa e inovadora para suprir esses desejos e necessidades.

Quando ele pode ser utilizado?

O conceito de Design Thinking é muito amplo, por isso, ele pode ser aplicado em diferentes situações:

  • como meio para resolver problemas;
  • para acelerar processos de inovação dentro de empresas;
  • na criação de novos produtos e serviços;
  • como mecanismo de transformação de culturas organizacionais;
  • para construção de novos modelos de negócio;
  • na reestruturação de processos;
  • no desenvolvimento de marcas;
  • no desenvolvimento de novas tecnologias.

Como colocar o Design Thinking em prática?

Nas empresas, o Design Thinking pode ser colocado em prática com o objetivo de solucionar problemas de diferentes naturezas e proporções. Para atingir os resultados, a primeira ideia a ser colocada em prática é o uso da criatividade como mecanismo de resolução dos desafios.

Por isso, se você pretende aplicar o conceito de Design Thinking no seu negócio, é necessário que a cultura da organização esteja alinhada com o incentivo à criatividade e de um trabalho focado em cooperação e colaboração.

Os processos de implantação serão conduzidos de acordo com a realidade, necessidades e objetivos a serem alcançados. A seguir, listamos algumas etapas deste processo.

  • Entenda qual é o desafio a ser enfrentado: conheça qual será o desafio, colhendo dados e avaliando a situação geral.
  • Inicie o processo de pesquisa e observação: neste momento, você deverá conversar com colaboradores, clientes e pessoas envolvidas no desafio, buscando elementos que poderão embasar os próximos passos. As pesquisas podem ser utilizadas usando ferramentas e métodos específicos voltados para este fim.
  • Reunião de informações e troca de opiniões: aqui, você vai se deparar com um dos momentos mais desafiadores do projeto. É o momento de avaliar os dados e insights e gerar compreensões e entendimentos a respeito dos diferentes pontos de vista.
  • Geração de ideias: nesta etapa, o grupo vai construir soluções para os problemas e dilemas que foram identificados na etapa anterior. O brainstorm é uma excelente ferramenta que pode ser utilizada nesta etapa.
  • Tirando as ideias do papel: este é o momento de trazer materialidade para as ideias. Construa modelos e protótipos baseados em todo conhecimento e sugestões que foram elaboradas até aqui.
  • Fase de testes: nesta fase, você coloca em prática o seu projeto, é o momento de testar suas ideias e ver como elas se comportam no mundo real.
  • Iteração: este é o momento que acontece após os testes. Etapa em que são analisados os resultados e feedbacks. Neste momento é possível refinar o seu projeto, melhorando o que for necessário. Caso você perceba que toda a implementação não se tornou viável, volte para a primeira fase e reinicie o seu projeto.

Gostou de mais um dos nossos artigos? Para quem tem interesse em saber mais sobre a metodologia do Design Thinking e sua aplicabilidade em diferentes contextos, vale a pena aprofundar o assunto. Entre os livros mais recomendados na área estão: Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias; Design Thinking Brasil; e, Guia Prático do Design Thinking: aprenda 50 ferramentas para criar produtos e serviços inovadores.