Vantagens da metodologia agile para e-commerces

A tecnologia digital trouxe muitas mudanças para a nossa vida e uma delas foi justamente a forma que consumimos produtos e serviços. Hoje, o que todo mundo deseja é agilidade na hora de resolver os problemas, sem deixar de lado a qualidade do atendimento.

Para dar conta das novas tendências e necessidades do mercado, você precisa sempre estar atualizado e buscar estar antenado às novas estratégias criativas que o mercado exige, saber o que é MPV, entender melhor sobre organização e transparência, além de saber como sempre garantir entregas de qualidade entre outros.

A metodologia agile consiste na divisão de um projeto complexo em etapas de entregas recorrentes de acordo com a necessidade principal, normalmente atrelada ao valor agregado do negócio, visando sempre otimizar a execução do trabalho. Para te ajudar a entender melhor essas divisões, separamos aqui tudo o que você precisa saber.

1.  Velocidade na entrega

Como a metodologia agile consiste justamente na divisão do trabalho em entregas que geram valor imediato, faz todo sentido a utilização da estratégia de Mínimo Produto Viável (MVP, da sigla em inglês). Essa tática busca usar a criatividade e raciocínio para criar uma versão simplificada do que você pretende comercializar. Assim você poderá testar como as pessoas estão recebendo seu produto.

2.  Flexibilidade

É característica dos métodos ágeis possuírem grande capacidade de adaptação às mudanças causadas pela transformação digital. Hoje em dia, as necessidades dos projetos de e-commerces passam frequentemente por alterações, consequentemente sua equipe precisa sempre lidar com a flexibilidade na hora da execução.

Preparar seus times para eventualidades e mudanças repentinas nos projetos a serem desenvolvidos faz parte do processo de implementação da metodologia agile. Ajustes como esse ajudam na melhoria e autonomia dos trabalhos em equipe.

3.  Redução de riscos

Uma das principais estratégias que o método agile prevê é justamente a entrega de pequenos valores, dessa forma fica mais fácil a redução de riscos, pois dá mais segurança na hora da correção dos erros e adaptações que possam surgir após as fases de teste, garantindo assim um produto final completo.

Cada produto antes de chegar em seu cliente final passa por rigorosos testes de qualidade. Esses testes são justamente o que vai garantir a segurança, e detectar falhas para que possam ser corrigidas, de modo que a empresa tenha uma boa imagem no mercado. Como a metodologia agile prepara as equipes para que seus trabalhos sejam mais eficientes, as falhas são reduzidas e consequentemente os custos para a correção também. 

4.  Entrega de qualidade

Como dito anteriormente, uma excelente qualidade no produto final é justamente o foco da metodologia agile. Através de muita organização, métodos e testes qualificados, as etapas são planejadas para que os resultados correspondam às expectativas do cliente.

Outro diferencial é que além da agilidade, essa metodologia proporciona soluções eficientes garantindo mais qualidade nas entregas. Essas soluções logicamente vão além da entrega, proporcionando mais propriedade também nos serviços, uma vez que as equipes estão sempre em constante aprendizado para atender as mudanças presentes no mercado digital.

5.  Não se esqueça de colocar seu cliente no centro da estratégia

As metodologias ágeis prometem grandes mudanças e otimizações para seu e-commerce, mas não podemos deixar de lado porquê sua empresa existe: o cliente.

Por isso, é sempre importante sempre ver seus produtos ou serviços sob a perspectiva de atender as necessidades dos seus consumidores. Entender que eles são a base para a existência do seu negócio faz com que você entenda melhor quais são as soluções que precisam ser executadas. Lembre-se sempre que seu cliente não gosta de ser visto como um número e é muito importante pensar no indivíduo e propor soluções personalizadas.

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