Aluguel de imóvel mobiliado: vantagens e desvantagens

Basta uma pesquisa rápida para encontrar vários apartamentos para alugar à disposição. Mas na hora de escolher o local ideal, muitos fatores devem entrar na balança, como localização, quantidade de quartos e, claro, o valor.

Por falar em valores, um item que influencia no preço do aluguel é a presença ou não de móveis. Casas e apartamentos mobiliados costumam ter um valor para locação mais elevado, mas será que vale a pena?

É isso que você vai saber ao continuar a leitura. Confira as vantagens e desvantagens de alugar um imóvel mobiliado.

Alugar com móveis é para você?

Na hora de alugar um imóvel com mobília, o futuro inquilino deve se perguntar se o investimento ao longo do contrato de locação é inferior ao investimento nos móveis, pelo menos os básicos.

Pesquisas indicam que imóveis mobiliados costumam ter aluguéis até 20% mais caros em comparação com outros imóveis com características iguais, mas sem móveis. Ou seja, é preciso calcular se essa diferença é capaz de custear a compra dos móveis.

Está só de passagem?

Normalmente, as pessoas que buscam por imóveis mobiliados estão só de passagem e pretendem se mudar ao final dos 12 meses mínimos de contrato de locação. Para essas pessoas, faz mais sentido alugar um imóvel que já esteja com todos os móveis, pois economizam dinheiro com mudanças e a desvalorização dos itens.

Quem se muda muito, seja de cidade ou de região, pode se beneficiar de alugar um imóvel mobiliado. Assim, não é necessário repensar constantemente a disposição dos móveis, vender os que não cabem no novo espaço, se desfazer deles ou ter altos custos com transportadoras de mudanças.

Uma casa com seu estilo

Alugar um imóvel sem nada dentro é como uma tela em branco que você pode decorar com seu estilo e personalidade. Já alugar uma casa ou apartamento mobiliado é mais restritivo, pois tudo já está “montado”. O novo inquilino pode dar um toque pessoal na decoração, mas os móveis que dão a cara do espaço já estarão nos ambientes.

Móveis essenciais

O que pode valer a pena para ambos os estilos de inquilinos — quem está só de passagem ou quem busca um lugar para estabelecer raízes — são móveis planejados, como armários. Nos quartos, na cozinha e no banheiro, eles são funcionais e tendem a valorizar o imóvel, com mais organização e funcionalidade. 

Praticidade

Quem tem poucos móveis ou não quer fazer um investimento grande em mobília, em geral, tem no apartamento mobiliado uma ótima alternativa. Além de poder mudar sem preocupação e sem gastos urgentes para ter um lar funcional, o morador não precisa gastar muito com a mudança quando decide entregar as chaves. Essa praticidade pode ser interessante.

Atenção quem já tem móveis

Se você é um inquilino que já tem alguns móveis, atenção ao espaço do imóvel mobiliado que pretende alugar. Pode ser que os móveis originais e os seus não caibam harmoniosamente no ambiente. Nesses casos, o que era uma vantagem torna-se uma dor de cabeça, já que a mobília pode acabar ocupando espaço e travando a livre circulação no apartamento.

Responsabilidade

Quem aluga um imóvel mobiliado deve ter uma dose extra de responsabilidade, pois todos os itens do apartamento devem ser devolvidos em perfeito estado de conservação. É importante cuidar dos móveis e eletrodomésticos como se fossem seus. Caso contrário, na hora de devolver as chaves, será necessário arcar com os custos de manutenção, que podem pesar no orçamento.

Até aqui você conferiu algumas vantagens e desvantagens de alugar um imóvel mobiliado. Agora que leu mais um de nossos artigos, você já sabe o que é mais vantajoso para sua realidade? Pondere os pontos positivos e os negativos e dê esse passo com mais segurança.