Por que vale a pena investir em dólar?

A diversificação é o ponto chave de qualquer investimento. Quanto mais estratégica e diversificada for a carteira, maiores são as chances de ter uma rentabilidade adequada. Neste contexto, investir em uma moeda forte pode ser um diferencial que vai contribuir para que o investidor alcance melhores resultados.

Em um ano de eleições e incertezas políticas no país, a escolha de investimentos em dólar pode ser um caminho interessante para quem está procurando um nível adequado de segurança.

Como funciona o investimento em dólar?

Quando se fala em investir em dólar, a primeira coisa que o investidor precisa conhecer são os meios para realização deste tipo de investimento. A seguir, listamos algumas das principais maneiras que podem ser utilizadas para investir em dólar.

Comprando dólar em espécie

A compra de moeda papel é uma das formas mais comuns de investimento na moeda norte-americana. Se você está interessado em comprar moeda de papel precisa ficar atento aos custos de aquisição.

Ao comprar dólar em papel-moeda você vai pagar o Imposto sobre Operações Financeiras, Spread (diferença entre valores de compra e venda) e taxas adicionais cobradas pelas casas de câmbio, bancos e demais instituições que comercializam o dólar.

É preciso considerar todos os custos antes de adquirir papel-moeda, além disso, você está sujeito aos riscos de furto, roubo, extravio e danos nas notas.

Aplicando em fundos cambiais

Os fundos cambiais são uma opção interessante para o investidor que quer aplicar em dólar. Trata-se de um mecanismo mais seguro para quem quer diversificar nos investimentos.

Nesta modalidade é importante ficar atento aos custos da aplicação: imposto de renda, Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e taxas de administração. Somado a isso, em alguns casos, há prazos maiores para resgate do dinheiro, por isso, o investidor deve conferir as regras antes de escolher esse tipo de investimento.

Investindo em empresas exportadoras

Uma boa maneira de investir em dólar é aplicar em empresas que exportam bens de consumo para fora do Brasil. Os custos dessas empresas são aferidos em reais, porém, as receitas são auferidas em dólar.

Desta forma, comprando ações destas empresas na bolsa de valores você está aplicando em empresas que sofrem influência e tem seus lucros diretamente vinculados ao dólar.

Aplicando em mercado futuro

Outra forma de investimento que também usa a bolsa de valores são os contratos futuros. É um tipo de investimento que pode ser aplicado e resgatado a qualquer momento. Neste tipo de aplicação não há incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)  e a tributação é feita seguindo as alíquotas da renda variável.

Por que vale a pena investir na moeda norte-americana?

Quando você opta por investir em dólar, deve estar ciente de que esta modalidade de investimento funciona como um investimento em renda variável. Os riscos estão atrelados às variações na cotação da moeda.

Com isso, o investidor pode ter bons rendimentos ou sofrer com algumas perdas. Por isso, a importância da diversificação como mecanismo de equilíbrio entre ganhos e perdas.

Apesar disso, investir na moeda americana é uma boa opção em razão da força da economia dos Estados Unidos. Neste aspecto, é importante destacar que as variações estão diretamente atreladas aos movimentos econômicos e o investidor deve estar atento a elas para “dançar conforme a música”.

Atualmente, a moeda norte-americana é considerada uma das mais fortes do mundo. O seu preço no mercado é uma demonstração clara da sua força. Com isso, é pouco provável que o dólar passe por abalos significativos e que gerem perdas consideráveis para o investidor.

Outro aspecto vantajoso de se investir em dólar é que ele apresenta uma forma segura e inteligente de diversificar. Se a economia do Brasil não estiver bem, seus investimentos em dólar não são afetados já que oscilam de maneira independente.

A política impacta diretamente na economia. Desta maneira, as decisões do estado afetam os investimentos. O investidor que escolhe alocar parte dos seus recursos em outra moeda reduz as chances de perder dinheiro, especialmente se escolher economias mais estáveis como a economia dos Estados Unidos. 

A recomendação da equipe do nosso blog, é que o investidor considere a diversificação como seu ponto de partida. Investir fora do país, especialmente em dólar, é uma maneira de diversificar sem manter todo o seu capital atrelado exclusivamente à economia nacional.