Gato com sobrepeso: saiba como melhorar esse quadro

Saúde

O sobrepeso nos gatos é um problema que vem acontecendo com frequência. E, assim como para os seres humanos, essa doença tem implicações diretas na saúde do animal. Mas, com a ajuda de uma alimentação saudável, exercícios e até alguns brinquedos para gatos, é possível combater esse problema.

A obesidade ou sobrepeso nos bichanos acontece porque eles armazenam mais gordura dos alimentos ao invés de usá-las. Isso porque eles gastam menos energia do que ingerem. À medida que essa gordura corporal cresce, aumentam também os riscos de doenças.

O peso extra dos gatos pode estar diretamente relacionado a doenças em órgãos específicos, como o fígado e até mesmo em outros locais do corpo, como as artérias. É justamente essa gordura corporal em excesso que sobrecarrega demais o corpo do animal, levando-o a sério riscos de saúde.

Principais doenças relacionadas ao sobrepeso dos bichanos

De forma geral, a obesidade pode diminuir a qualidade de vida dos gatos como um todo. Além das possíveis doenças, ela também pode prejudicar o andar, o brincar e até diminuir a expectativa de vida.

Diabetes

80% a 90% dos gatos com sobrepeso ou obesidade tendem a ser diabéticos e, com isso, precisam tomar injeções diárias de insulina. Uma forma de reverter essa doença é com a perda de peso, pois eles perdem a gordura acumulada e, consequentemente, o corpo regula a produção da glicose.

Insuficiência hepática

Outra doença clássica dos felinos acima do peso é a insuficiência hepática. O elevado consumo de alimentos aumenta a gordura, e o fígado passa a ficar sobrecarregado. Com isso, o órgão para de funcionar corretamente, podendo ser até letal para o animal.

Sistema imunológico

O sobrepeso também afeta diretamente a imunidade dos gatos, deixando-os mais vulneráveis a doenças e infecções. Dentre os principais problemas estão a infecção urinária e os cálculos renais, pois eles tendem a urinar com uma frequência menor do que os bichanos saudáveis.

Como manter o peso saudável nos gatos?

Para manter o seu gato com uma boa qualidade de vida, é preciso manter o peso dentro da média saudável. E, para isso, o bichano precisará da ajuda do dono.

Ajude-o a se exercitar

Brincar com seu gatinho pode ser a melhor forma de ajudá-lo a manter-se no peso saudável. As brincadeiras regulares, além dos passeios diários, são fundamentais para que eles gastem calorias.

Gatos que moram em ambientes fechados, como apartamentos, por exemplo, gastam um terço a menos de calorias do que os que moram em locais com espaço livre para se exercitar. Por isso, eles precisam brincar mais ainda, para gastar as calorias normais de um dia a dia e não ter acúmulo, ganhando mais peso.

Se os bichanos se sentirem cansados, vá com calma. Comece com dois minutinhos algumas vezes por dia e vá aumentando gradualmente, para que eles não se esforcem demais.

Fique de olho na alimentação

A alimentação dos gatos depende do dono. Isso quer dizer que o sobrepeso pode ser causado pelo excesso de comida que é servido a ele. Por isso, é importante prestar atenção na alimentação do seu pet.

Certifique-se de que a porção está dentro do recomendado pelo médico veterinário e, se possível, use a balança para medir a quantidade. Além disso, fique de olho na quantidade de petiscos dados aos bichanos, pois esse alimento pode aumentar o nível de calorias e ajudar no ganho de peso.

Para finalizar, lembre-se de deixar vários acessos à água fresca para os animaizinhos. É necessário que eles bebam bastante água durante o dia para ajudar na digestão e evitar problemas urinários.

Gostou das dicas do nosso portal? Aproveite o espaço abaixo e deixe seu comentário!