Veja como escolher a tinta ideal para cada ambiente

Pensando em renovar os ambientes da sua casa? O acabamento da obra é uma das partes favoritas da maioria das pessoas, principalmente a pintura, pois é nela que registramos nossa personalidade. É nesse momento que surge a dúvida acerca das tintas para interior e exterior que devemos usar.

Além de dar vida aos cômodos, a tintura tem outras finalidades como proteger a superfície da parede. No entanto, como no mercado existem variados tipos de tintas com diferentes funcionalidades, fica difícil saber escolher corretamente a que vai garantir uma boa finalização e uma pintura com duração prolongada. Na dúvida em qual comprar? Confira as dicas que trouxemos, aqui, neste post!

Quais tipos de tintas são vendidas no mercado?

Atualmente, foram criadas tintas específicas para serem utilizadas tanto em paredes internas quanto externas, até mesmo para tinturas de cerâmicas existem as mais apropriadas. Por isso, o ambiente em que será feito a pintura definirá qual tinta deve ser usada. Elas podem ser fabricadas como:

  • látex PVA;
  • acrílica;
  • esmalte;
  • epóxi;
  • super lavável.

Assim, não é qualquer tinta que funcionará adequadamente em todos os ambientes. É fundamental, para um resultado satisfatório, verificar a composição do material para assegurar que a pintura fique conservada por mais tempo.

Qual tinta é ideal para os ambientes?

Cada tinta traz uma finalidade. Assim, comprar a mais indicada para o ambiente ajuda a economizar o seu dinheiro, além de manter uma coloração duradoura.

Internos

As tintas de látex PVA são produzidas à base de água, tintas com essa base secam com mais rapidez. No entanto, não são tão resistentes a umidades, raios solares e não cobrem pinturas brilhantes, já que ficam com um acabamento fosco. Dessa forma, evite usar em ambientes com infiltração, para não comprometer a durabilidade da tintura na parede.

Para esse tipo de tinta, o ideal são os ambientes internos secos em que a manutenção ocorre com menos frequência. Para sujeiras leves, a utilização de um pano úmido é suficiente para remoção, sem danificar a coloração.

As superlaváveis são outro tipo que pode ser utilizado tanto dentro quanto fora de casa, também são encontradas à base de água assim como fabricadas em acrílicas acetinadas. No mercado, atualmente, há comercialização das acrílicas antimanchas, possuem agentes impermeabilizadores na fórmula que repele os líquidos da pintura, facilitando a limpeza pesada de sujeiras como café, ketchup, lápis de cor entre outras.

Além dela, há superlaváveis com ação bactericida, que eliminam 99,9% dos micro-organismos por dois anos e podem ser lavadas sem que perca essa proteção. Não possuem cheiro, portanto, são recomendadas para quartos de crianças e locais onde transitam bastante pessoas.

Áreas molhadas/ externas

As acrílicas, apesar de possuírem características iguais a látex, como secagem rápida e base de água, são mais resistentes devido às resinas presentes na composição que oferecem o poder de impermeabilização. Fortemente recomendadas para as áreas molhadas como cozinha, banheiro e a parte externa da casa.

Além disso, são fabricadas em três categorias: fosco, acetinado e semibrilho. Assim, dependendo do acabamento, a resistência a lavagens será maior ou menor. Por exemplo, as foscas não duram tanto em áreas úmidas. No entanto, possuem alta cobertura, conseguindo esconder as irregularidades da parede. Já as acetinadas e semibrilho resistem a água, mas o resultado fino ressalta as imperfeições da superfície com mais facilidade.

Embaixo de sol ou chuva, a duração das tintas esmalte é bem maior em relação às outras, uma vez que são à base de óleo e criam uma película que dão mais proteção. A secagem é mais demorada e podem ser desagradáveis por causa do cheiro forte que exalam. Em contrapartida, são indicadas para todos os ambientes, assim como para pinturas de madeira, ferro, rodapés, portas e corrimões.

A tinta epóxi tem um acabamento brilhoso, podendo ser dissolvida em solvente ou diluída em água. Ainda, é bastante resistente contra umidade, chuvas, arranhões, assim como produtos químicos. Ela é uma ótima opção para ser utilizada em piscinas, caixa d’água, lavanderia, banheiros, cerâmicas e cozinhas.

Gostou de mais uma das nossas dicas? Então aproveite o espaço abaixo e deixe seu comentário!