A queda de pelo em cachorro é um problema recorrente que amedronta muitos donos de pet. Além disso, a maioria das pessoas não sabe exatamente o que fazer para minimizar o problema.
Apesar de não parecer, com dicas simples, como alimentação saudável para cães, você pode deixar seu pet livre desse problema incômodo. Quer entender como isso funciona e ajudar o cão a ficar livre da queda de pelo indesejada? Então acompanhe as informações a seguir.
Cuide da dieta do cão
A primeira dica para acabar com a queda de pelo em cachorro é justamente cuidar da alimentação do pet. Alimentos superpremium são sem dúvidas a melhor opção, já que contam com a dosagem de proteína correta por porção, sendo esta uma proteína de boa qualidade.
Além disso, as rações de qualidade possuem nutrientes essenciais, como ácidos graxos, que auxiliam muito na manutenção saudável da pelagem do seu cachorro. Ainda, vale a pena conversar com o veterinário caso seja preciso suplementar com algum tipo de nutriente.
Sirva água fresca e limpa
A hidratação adequada é fundamental para todos os seres vivos, e, claro, seu cão irá se beneficiar muito ao ter água limpa e fresca sempre disponível. A água é importante para manter a pele e os folículos capilares saudáveis, dando elasticidade e resistência aos pelos.
Quando um cão está bem hidratado, sua pele fica menos ressecada, o que reduz a probabilidade de queda de pelos causada por coceira ou irritação.
Além disso, a água ajuda a regular a temperatura do cão, principalmente em dias quentes, o que evita problemas de pele relacionados ao calor. Uma pele bem hidratada desenvolve menos dermatites, caspa e outros problemas que podem contribuir para a perda de pelos.
A desidratação, por outro lado, pode deixar o pelo seco e quebradiço, o que resulta em maior queda. Sendo assim, beber água também ajuda na circulação sanguínea saudável, o que nutre a pele e os pelos de maneira mais eficaz. Portanto, garantir que o seu cão tenha sempre acesso à água fresca e limpa é uma das maneiras mais simples e eficientes de manter a pelagem saudável e bonita.
Escove o pelo regularmente
Fazer a escovação dos pelos do cão é fundamental para retirar pelos mortos e evitar que se espalhem pela casa. Além disso, isso estimula a circulação sanguínea e ajuda no crescimento saudável dos pelo.
Uma ótima função da escovação regular é justamente a possibilidade de verificar, de forma imediata, qualquer problema de pele que esteja acometendo seu cão.
Sendo assim, você pode observar se há dermatites, feridas, queda excessiva na escovação, entre outros sintomas. Fora isso, é um tempo de qualidade com seu animal, e ele com certeza vai aproveitar muito.
Uso de produtos adequados no banho
Um outro ponto de muita importância para reduzir a queda de pelo em cachorro é utilizar produtos adequados e próprios para cães na hora do banho. Sendo assim, nada de escolher shampoos e condicionadores humanos.
Existem produtos pet de excelente qualidade que farão muita diferença na hora de cuidar da pelagem do seu cachorro, seja ele de pelo longo, curto, liso ou ondulado. Sempre há uma boa opção para comprar e muitas com preço mais acessível.
Visite o veterinário regularmente
A dica final é talvez a mais importante de todas. Leve seu animal ao veterinário regularmente. Assim como nós humanos precisamos de consultas e check-ups regularmente, o mesmo ocorre com os cães.
Sendo assim, não negligencie essa dica. Com a verificação da saúde do animal de forma costumeira, será mais difícil encontrar problemas variados, incluindo a queda de pelo.
Além disso, não hesite em levar o cão ao veterinário caso note algum problema de pele e jamais automedique o seu cão ou compre medicamentos com base em experiências de terceiros. O veterinário é a pessoa indicada para prescrever medicação e tratar a questão da forma correta.
Agora você já sabe como reduzir a queda de pelo em cachorros. Então aproveite, coloque as dicas em prática e mantenha seu pet sempre saudável.