Máquina de cartão: Confira quais fatores a ser avaliado ao escolher o terminal de pagamento adequado para o seu negócio.
Com a rápida e constante mudança dos hábitos de consumo, novas tecnologias e soluções de pagamento foram integradas, bem como, pagamento com cartão aproximação, leitura por QrCode, Pix, entre outros. Atualmente, a expectativa do consumidor é que todas as empresas ofereçam todas as opções de pagamento disponíveis no mercado.
Para empresas que não aceitam pagamentos com cartão ou possuem uma maquineta com limitações, essa alteração pode resultar em um sério declínio na receita. A boa notícia é que configurar um leitor de cartão sem contato é um processo simples, cujo primeiro passo é decidir qual tipo de leitor de máquina de cartão é melhor para o seu negócio.
No mercado, há diversas empresas que oferecem máquinas de cartão, inclusive, você pode solicitar a maquininha através do número 0800 Cielo, por exemplo. A seguir, este guia irá ajudá-lo a selecionar o tipo ideal de maquineta para o seu negócio.
Confira também: Como funciona a Logística Fiscal e Tributária nas empresas?
Fatores a serem avaliados para escolher a máquina de cartão certa
Antigamente, as empresas maiores que ofereciam diferentes opções de pagamento, enquanto as menores optavam por pagamento em dinheiro na maioria das vezes. Mas agora, a expectativa é que, independentemente de você administrar um Foodtruck de hambúrguer individual ou uma cadeia de lojas de departamento, todas as empresas devem poder aceitar todos os tipos de pagamento, desde os com cartão por aproximação, PIX à leitura de QrCode.
É claro que uma loja de departamentos com vários pontos de venda precisará de uma solução de máquina de cartão radicalmente diferente de um Foodtruck hambúrguer, por isso, é preciso saber quais os critérios avaliar antes de escolher a máquina ideal para o seu negócio.
As dicas a seguir ajudarão você a decidir qual solução é melhor compra para o seu negócio:
O tipo de negócio
Como já mencionado, o primeiro passo para escolher a máquina de cartão certa é considerar a forma como o seu negócio opera. Por exemplo, um encanador autônomo exigirá uma solução que possa levar consigo em seus atendimentos, enquanto uma pequena loja de varejo com um balcão de vendas pode não exigir mobilidade.
Depois, há negócios como cafés e restaurantes. Para este tipo de negócio, uma solução parcialmente móvel que possa ser levada à mesa do cliente é a solução ideal.
Confira também: Lojas Besni fatura – Como emitir segunda via
O tipo de máquina de cartão
Escolher o tipo certo de máquina de cartão é o primeiro processo. Mas antes de escolher o tipo, é uma boa ideia se informar sobre as funções que qualquer tipo de máquina deve oferecer. Todas as boas máquinas de cartão devem oferecer as seguintes funções:
Pagamento por aproximação, QrCode, cartão com ou sem chip:
A maioria das máquinas de cartão modernas oferece essas funções, mas sempre vale a pena conferir os detalhes antes de mergulhar. Desde que esses recursos estejam incluídos no pacote, o próximo passo é escolher o tipo certo de máquina.
Terminal de bancada:
Esses são os tipos de máquinas de cartão com os quais provavelmente estamos mais familiarizados. Se o seu negócio retira a maior parte do seu rendimento de uma ou mais mesas de vendas fixas, então esta é a solução ideal.
Isso o torna adequado para a maioria dos pontos de venda, bem como para empresas como academias, salões de beleza, supermercados, garagens, entre muitos outros. Estes usavam uma conexão com fio para se conectar a processadores de pagamento e provedores de serviços comerciais.
Máquina de cartão portátil:
Como o nome sugere, são máquinas de cartão que não estão permanentemente fixadas em posição. Esse tipo de máquina de cartão usa conectividade Wi-Fi ou Bluetooth para se comunicar com um hub central. As máquinas de cartão portáteis se destacam em empresas como restaurantes e cafés, onde o cliente pode receber a conta e o método de pagamento em sua mesa.
Máquina de cartão móvel
Finalmente, há a máquina de cartão móvel. Isso geralmente tem um SIM móvel para permitir que as empresas recebam pagamentos em movimento. Isso o torna a opção perfeita para comerciantes, motoristas de táxi, serviços de entrega de alimentos, cabeleireiros móveis e esteticistas.
Na verdade, eles são adequados para qualquer empresa que receba pagamentos em trânsito. Uma coisa que vale a pena ter em mente ao escolher uma máquina de cartão é a cobertura de rede oferecida.
Alguns provedores de máquinas de cartão o vincularão a um provedor de celular específico, o que não é ideal, pois alguns provedores de celular têm uma cobertura melhor do que outros. Procure um leitor de cartão que não seja “dependente da rede”.
Confira as taxas envolvidas
O próximo passo é entender as taxas e os custos contínuos associados à máquina de cartão. Vários custos podem ser associados aos leitores de cartões, todos ou alguns dos quais podem ser aplicados dependendo do pacote que você optar. Sempre verifique antecipadamente quais são os custos iniciais da máquina de cartão e as cobranças em andamento.
Como escolher a máquina de cartão certa
Para que as empresas prosperem, agora é essencial que elas ofereçam opções de pagamento com cartão e sem contato. Com as dicas deste guia combinado com um pouco de diligência, é possível aceitar pagamentos com cartão em apenas alguns dias. Mas, além dos aspectos técnicos e financeiros do pacote da máquina de cartão que você escolher, sempre selecione um fornecedor que ofereça:
- Suporte ao cliente de qualidade
- Custos transparentes
- Central de Ajuda
- Garantia total do seu equipamento
- Ferramentas de relatórios e análises
Agora que conhece as principais dicas de como escolher a máquina de cartão ideal, pode iniciar as suas pesquisas para realizar uma contratação com segurança.
Confira mais posts como esse no Mapa Guia Pipa.