Empresa

7 Maneiras de reduzir a conta de energia da sua empresa

Muitas empresas pagam suas contas de energia sem pensar duas vezes. Mas, com as tarifas elétricas disparando nos últimos anos, nunca houve um momento melhor para pensar em reduzir a conta de energia da sua empresa.

Dessa maneira, uma das melhores formas de cortar custos é diminuir a quantidade de energia que seu negócio usa. Portanto, se você ainda não está pensando em como reduzir o uso da força elétrica, pode estar perdendo oportunidades significativas de redução de gastos.

Além do mais, reduzir a conta de energia da sua empresa é um acerto porque libera dinheiro que você pode investir em outras áreas do negócio. Inclusive, a eficiência energética também pode reduzir a pegada de carbono da firma, o que é ótimo para o planeta!

Visto isso, saiba que os aumentos substanciais nos preços da energia elétrica e suas contas exorbitantes estão no centro das atenções de todos.

E com os custos de matéria-prima mais altos e o aumento das contas salariais, agora é mais importante do que nunca procurar maneiras de reduzir as contas de energia da sua empresa. Entretanto, como muitos proprietários de empresas, o uso de energia no local de trabalho provavelmente não estava na lista de prioridades até agora.

Porque as contas eram gerenciáveis e infelizmente, este não é mais o caso. Então, para ajudá-lo a economizar sem sacrificar a produtividade e a eficiência, dê uma olhada nessas 7 maneiras de reduzir a conta de energia da sua empresa.

1 – Desligue as luzes quando não estiverem em uso

Pode parecer óbvio, mas em uma empresa típica, as luzes permanecem acesas em áreas como salas de descanso, banheiros ou ambientes de conferência, mesmo quando esses espaços não estão sendo usados. Sendo assim, sensores podem ajudar a manter as luzes acesas quando necessário, mas apagadas quando não estão.

2 – Use lâmpadas energeticamente eficientes

É uma das maneiras mais simples e fáceis de reduzir energia da empresa que se tem conhecimento: troque suas lâmpadas incandescentes comuns por lâmpadas eficientes em termos de energia, como LED. Isso ajudará a usar uma quantidade significativamente menor de eletricidade.

E embora possam ter um custo inicial maior, os LEDs possuem uma vida útil de 25.000 horas, contra 750 horas de uma lâmpada normal. Isso se traduz em 33 lâmpadas economizadas para cada LED adquirido. As luzes de LED também são cerca de 30% mais eficientes do que as lâmpadas fluorescentes, o que significa que você gastará menos energia. 

3 – Aproveite a luz natural do sol

Se tiver a sorte de ter um espaço na empresa onde haja muita luz natural, use-o! Pois em um dia ensolarado, você pode não precisar acender as luzes em áreas onde as janelas devem fornecer toda a iluminação necessária.

E embora o uso de aquecimento solar passivo possa não parecer uma das maneiras de economizar energia no trabalho, ele realmente ajuda. Desse modo, quanto menos quilowatts-hora de energia você usar, menos terá que pagar.

4 – Desligue os computadores e outros equipamentos de escritório no final do dia

Se os computadores não estiverem sendo usados durante as horas em que sua equipe não está trabalhando, faça com que os funcionários tenham o hábito de desligá-los antes de sair. Desligar e desconectar o máximo de dispositivos possível no final do dia é uma maneira simples de economizar. Isso inclui cafeteiras, torradeiras e aparelhos similares com eficiência energética.

Ademais, evite a “energia fantasma”. A energia que ainda está sendo usada por equipamentos que permanecem conectados, mas não estão em uso. Portanto, uma ótima maneira de reduzir a conta de energia da sua empresa é conectar os periféricos do computador (impressoras, monitores, etc.) a filtros de linha (também conhecidos como “protetores contra surtos”) para que um mesmo interruptor possa desconectar diversos aparelhos ao mesmo tempo.

5 – Pense no exterior do prédio

Você está no controle do paisagismo em torno de seu negócio? Se sim, você tem uma grande oportunidade de economizar energia para sua empresa com paisagismo energeticamente eficiente. Por isso, plantar árvores estratégicas para bloquear os ventos ou fornecer sombra nos dias quentes de verão pode ajudar a reduzir os custos de aquecimento e resfriamento.

6 – Considere investir em energia solar

Embora a energia solar seja cara no início, você reduzirá significativamente o consumo de energia e eletricidade a longo prazo. Além do mais, qualquer eletricidade gerada que não seja usada também pode ser vendida de volta à rede.

7 – Invista em um medidor inteligente

Você pode usar um medidor inteligente para rastrear o uso de energia e enviar leituras ao seu fornecedor para garantir que está pagando pelo que usa. Também poderá ver por si mesmo quanto está usando, permitindo que gerencie o uso. Você pode ainda, verificar se é elegível para um medidor inteligente entrando em contato com seu fornecedor de energia.