Um profissional de marketing digital usa canais online para promover empresas e seus produtos. Eles normalmente usam análise de dados, campanhas publicitárias e redação criativa para interagir com os clientes e construir a presença online de uma empresa. Entender como se tornar um profissional de marketing digital pode ajudá-lo a decidir se é uma carreira que deseja seguir.
Neste artigo, explicamos o que é um profissional de marketing digital, compartilhamos as etapas de como se tornar um, listamos as habilidades que esses profissionais de marketing digital geralmente possuem e exploramos algumas dicas importantes para ajudá-lo a seguir uma carreira de marketing digital.
O que é um profissional de marketing digital?
Um profissional de marketing digital promove produtos e marcas por meio de vários canais de mídia digital, incluindo mídias sociais, sites, e-mails e mecanismos de pesquisa. Eles usam esses canais para se conectar com clientes atuais e potenciais, gerar leads e aumentar o tráfego do site para construir um negócio e aumentar o reconhecimento da marca. Dependendo da empresa para a qual trabalham, um gerente de marketing digital pode gerenciar todas as atividades on-line de uma empresa ou pode se especializar em uma função de marketing digital de nicho.
Um especialista em marketing digital é responsável por uma variedade de funções, algumas das quais podem incluir:
- criação de conteúdo para campanhas de marketing, postagens de mídia social e e-mail marketing
- otimização de mecanismos de busca (SEO) especialista em backlinks de qualidade
- acompanhamento de indicadores-chave de desempenho (KPIs) por meio de taxas de abertura e cliques em e-mails e engajamento em canais de mídia social
- analisando campanhas de marketing para determinar sua eficácia
- gerenciar a presença on-line de uma empresa, envolvendo-se com seguidores nas mídias sociais
- participando de eventos de networking
- estruturação de sites para fins de SEO
- pesquisando tendências online
- reunião com clientes para entender e debater seus requisitos
- criar e apresentar estratégias de marketing com base nos requisitos do cliente.
Como se tornar um profissional de marketing digital
Abaixo você pode encontrar as etapas de como se tornar um profissional de marketing digital:
1. Obtenha educação relevante
Se você deseja seguir uma carreira de marketing digital, pode concluir sua compra de diploma ou graduação em um campo relacionado a marketing ou negócios. Embora não seja um requisito fixo para uma posição de marketing digital, esse tipo de educação pode equipá-lo com as habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar a função com sucesso. Existem muitas qualificações disponíveis, por isso pode ser uma boa ideia pesquisar diferentes cursos para encontrar o mais adequado para você. Um diploma pode levar entre um e dois anos para ser concluído, enquanto um bacharelado pode levar até três anos.
2. Junte-se a um corpo profissional
Observe que nenhuma das empresas, instituições ou organizações mencionadas neste artigo é afiliada ao Indeed.
Para aumentar suas oportunidades de networking e aprender com outros especialistas em marketing digital, você pode ingressar em um corpo profissional
A obtenção de associação com qualquer uma dessas organizações pode ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de marketing e orientá-lo a dar os primeiros passos como profissional de marketing digital. Essas organizações também oferecem oportunidades para você desenvolver seu desenvolvimento profissional, compartilhando ideias e orientações sobre como obter uma carreira que não precisa de diploma no setor de marketing digital.
3. Ganhe alguma experiência
Alguns empregadores exigem que você tenha vários anos de experiência para se sentir confiante em suas habilidades e conhecimentos para assumir a função. Por causa disso, pode ser uma boa ideia ganhar alguma experiência de trabalho relacionada. Para fazer isso, considere trabalhar em uma função relacionada, por exemplo, como redator para se familiarizar com as práticas de SEO e backlinks. Outra opção pode ser entrar em um estágio que pode ajudá-lo a desenvolver suas habilidades no trabalho e dar a você a oportunidade de interagir com profissionais de marketing digital. Isso pode lhe dar uma compreensão profunda do tipo de trabalho que eles realizam.
4. Crie um currículo
Antes de se candidatar a empregos de marketing digital, é útil criar um currículo forte para compartilhar com possíveis empregadores. Um currículo pode ser uma maneira direta de compartilhar sua educação, experiência e habilidades com os gerentes de contratação ao se candidatar a cargos de marketing digital. Você pode criar uma estrutura básica de currículo para começar e, em seguida, fazer alterações específicas para adaptá-la a determinados cargos. Um bom currículo geralmente inclui seus dados de contato, um resumo profissional e um esboço de sua educação, experiência profissional e habilidades.
5. Candidate-se a empregos
A etapa final é se candidatar a empregos de marketing digital. Você pode encontrar oportunidades em sites de empregos online ou em agências de recrutamento. Você também pode usar os eventos de networking como uma oportunidade para informar outros especialistas do setor de que você está procurando uma posição de marketing digital, caso eles saibam de quaisquer posições vagas. Antes de se candidatar a uma função, você pode ajustar seu currículo para atender a alguns dos requisitos específicos relacionados ao trabalho. Por exemplo, se o anúncio de emprego mencionar habilidades de análise da web, você pode adicioná-lo à sua lista de habilidades para mostrar que atende aos requisitos do trabalho. Por isso, Confira dicas para aperfeiçoar o seu desenvolvimento profissional.
Habilidades de marketing digital
Os especialistas em marketing digital geralmente possuem uma série de habilidades que os ajudam a desempenhar suas funções com sucesso. Ao buscar uma posição de profissional de marketing digital, pode ser uma boa ideia garantir que você tenha as habilidades necessárias antes de se inscrever. Abaixo estão algumas habilidades que podem ser úteis ao trabalhar neste campo:
Otimização do mecanismo de pesquisa
O SEO é parte integrante do marketing digital. Para ter sucesso na área de marketing digital, é importante que você tenha um bom entendimento das práticas de SEO. Entender como funciona, quais são as melhores práticas e como garantir a otimização do conteúdo pode ser crucial para implementar uma campanha de marketing digital de sucesso. Você pode desenvolver suas habilidades de SEO trabalhando como redator para aprender a incluir palavras-chave em seu conteúdo escrito ou em campanhas de mídia social, por exemplo.
Publicidade em mídia social
A execução de uma campanha publicitária nas mídias sociais tem o potencial de alcançar muitos usuários. Por causa disso, os gerentes de contratação geralmente procuram candidatos de marketing digital com habilidades de publicidade em mídia social bem desenvolvidas. Equipado com essas habilidades, você pode criar, publicar e monitorar as iniciativas de publicidade de mídia social de uma empresa. Você pode considerar se matricular em um curso de curta duração para desenvolver suas habilidades nesta área.
Orçamento
Os clientes geralmente declaram quanto dinheiro podem gastar em marketing digital, e é importante que os especialistas em marketing digital sigam esses orçamentos ao planejar suas campanhas. Entender como coordenar os gastos de uma campanha pode garantir que você aloque fundos para cada componente da campanha adequadamente. Por exemplo, você pode exigir custos para anúncios de mídia social ou desenvolvimento de site, por isso é importante incluí-los nas despesas gerais do projeto. A criação de planilhas para manter os custos organizados e contabilizados pode ajudá-lo a aprimorar suas habilidades orçamentárias.
Colaboração
Os profissionais de marketing digital geralmente trabalham com empresários e outros profissionais criativos para criar campanhas de marketing digital. Por isso, é importante que você possa colaborar bem com outras pessoas para atingir objetivos comuns. Você pode desenvolver essas habilidades trabalhando em equipe para cumprir prazos e resolver coletivamente quaisquer problemas que possam surgir durante um projeto.
Criatividade
Para ajudar os profissionais de marketing digital a criar conteúdo interessante para incluir em suas campanhas de marketing, pode ser útil que eles tenham excelentes habilidades criativas. Possuir habilidades de criatividade pode ajudá-lo a criar melhores estratégias de marketing para incentivar o envolvimento aprimorado do cliente. Você pode procurar inspiração online para aprimorar suas habilidades criativas. Por exemplo, você pode pesquisar o tipo de estratégias que outros profissionais de marketing digital usam em suas campanhas.
Dicas a considerar ao seguir uma carreira de marketing digital
Se você está procurando uma carreira em marketing digital, as dicas a seguir podem ajudá-lo a ter sucesso:
- Continue aprendendo. Devido aos aprimoramentos tecnológicos, o marketing digital está em constante evolução. Pode ser importante que você se mantenha atualizado com a tecnologia e novas formas de criar conteúdo interessante.
- Rede com os outros. Quer você participe de eventos online ou se inscreva em workshops de mídia social, pode ser importante que você se relacione com gerentes de mídia social e outros profissionais de marketing digital. Isso pode abrir oportunidades de trabalho para você.
- Seja flexível. Uma carreira em marketing digital geralmente vem com a capacidade de trabalhar remotamente e escolher seu próprio horário de trabalho. Pode ser uma ótima ideia ser flexível para permanecer disponível para trabalhar em diferentes projetos que possam surgir.
- Tenha uma presença online. Ter uma presença online pode ajudá-lo a construir uma boa reputação como profissional de marketing digital e também a encontrar novas oportunidades de emprego. Você pode criar sua própria página de mídia social ou criar um site para mostrar suas habilidades no campo.