Técnicas que facilitam a hora do banho para bebês e crianças

Tomar banho é um hábito que adquirimos ao longo do tempo por meio da noção básica de que precisamos limpar o nosso corpo do suor e outras impurezas que se acumulam na nossa derme ao longo do dia.

Quando se trata de crianças pequenas que estão em fase de desenvolvimento, essa lógica pode não ser suficiente, sendo necessário apelar para algumas técnicas relativamente simples, como colocar um chuveirinho no chuveiro elétrico ou ainda incluir brinquedos emborrachados para que eles brinquem durante o banho.

No caso de bebês, o mais importante é prestar atenção no processo de modo a garantir a segurança e bem-estar do neném, evitando que a água entre no ouvido, por exemplo. Pensando nisso, selecionamos tudo o que você precisa saber na hora de dar o banho no seu filho.

Preparando o ambiente para o banho

Um cuidado importante no momento de dar o banho em uma criança é a preparação do ambiente. Separe a toalha, a roupa, a fralda (caso ela ainda esteja usando), os produtos usados (incluindo shampoo, sabonete, loção hidratante, pomada contra assaduras, etc.) e verifique a temperatura da água.

Se o seu filho já tiver tamanho para tomar banho de chuveiro, coloque o aparelho no morno ou quente, a depender do clima. No caso de bebês, é mais indicado realizar o banho em banheiras próprias, que também devem ser enchidas com água numa temperatura mais próxima da morna.

Lembre-se também de dar exclusividade para o banho, dando total atenção ao seu pequeno para garantir que ele seja bem assistido e cuidado, e, é claro, deixando qualquer outra atividade para outro momento.

Técnicas para facilitar o banho

Depois desse momento preparatório, podemos nos concentrar nas possíveis técnicas que vão tornar o momento do banho mais prático e menos cansativo para você e seu filho.

Manuseio seguro

Para dar o banho no bebê, você deve usar uma mão para apoiar a cabeça e o pescoço (o que evita que ele afunde na banheira ou se afogue) e outra para esfregar levemente a sua pele. Cuidado ao enxaguar na região dos ouvidos. Lembre-se ainda de usar produtos específicos para essa faixa etária, como sabonetes glicerinados.

Caneca ou chuveirinho

Ainda falando de bebês, você pode usar uma caneca para ajudar a enxaguar a espuma. Já no caso de crianças, que já podem segurar o utensílio, é possível usar também o chamado chuveirinho desviador, que fica acoplado no chuveiro convencional, de modo a incentivar a autonomia do indivíduo.

Brinquedos emborrachados

Trazer alguns brinquedos para o banheiro pode ajudar a criança a se manter ocupada enquanto você a ensaboa. Prefira modelos emborrachados e que possam ser molhados, evitando possíveis danos com a água. Se o banho for de banheira, o clássico patinho de borracha é uma ótima pedida.

Músicas e histórias

Cantar músicas e contar histórias são atividades que dão um caráter mais divertido para o momento do banho. Se puder, faça uma playlist com canções temáticas e coloque uma caixinha de som para tocar próxima do banheiro.

Comunicação clara

É importante também adotar uma comunicação clara sobre a importância do banho e como ele vai ser feito de maneira compreensível para crianças. Falar que a sujeira pode deixá-lo com “cheirinho ruim” e até mesmo “dodói” são exemplos simples, mas que fazem diferença quando o seu filho se recusa a fazer a higiene correta.

Paciência e carinho

Além de tudo o que foi falado, é preciso que os pais tenham uma postura positiva com seus pequenos durante o banho. Jamais grite ou tenha um comportamento agressivo com uma criança, especialmente porque eles podem associar esse momento a algo ruim. Portanto, tenha paciência e faça tudo com carinho.

Gostou das dicas do nosso blog? Então não deixe de compartilhar em suas redes sociais!