Como saber quando renovar as peças de cama, mesa e banho?

Peças de cama, mesa e banho são objetos que fazem parte de nossa rotina. Por isso, é muito importante prestar atenção nas condições desses itens e saber quão frequentemente é preciso renová-los. Esse cuidado pode ter consequências não apenas em nosso conforto, mas também em nossa saúde e higiene.

Peças de cama

A cama é um lugar sagrado onde descansamos e nos preparamos para outro dia. No entanto, ao deitarmos nela a cada noite, trazemos conosco certas sujeiras e as horas que passamos nela durante a noite acumulam ainda mais, como suor, cabelos e escamas de pele morta. Com o tempo, fungos e bactérias também podem surgir e se proliferar. Isso tudo pode causar ou piorar alergias, problemas de pele e até outros riscos maiores. Por isso, roupas de cama de casal ou de solteiro, lençóis e fronhas exigem cuidado e atenção.

O ideal é que a roupa de cama e os lençóis sejam trocados e higienizados pelo menos uma vez por semana. Durante períodos de muito calor, no entanto, é recomendado que a troca seja feita ainda mais frequentemente, como a cada quatro dias, devido à maior quantidade de suor produzido.

Fronhas também devem ser trocadas e limpas uma vez por semana no mínimo, mas alguns especialistas recomendam uma frequência ainda maior — possivelmente todos os dias. Isso porque elas ficam em contato direto com nosso rosto e acumulam rapidamente óleos, sujeiras e até resto de maquiagem, que contribuem para piora da acne, por exemplo.

Arejar os lençóis todas as manhãs — puxando os edredons e deixando que os lençóis “respirem” — também é um passo importante para impedir o acúmulo de umidade, criando um ambiente menos propício para bactérias, fungos e ácaros.

Se possível, também é interessante não deitar ou sentar na cama com roupas sujas, além de tomar banho antes de utilizar a cama.

Contudo, além dos rituais de limpeza, quando sabemos que chegou a hora de se desfazer de um colchão ou travesseiro e comprar itens novos? Segundo a Organização Mundial da Saúde, no caso do colchão, ele deve ser substituído por um novo depois de cinco anos de uso. Travesseiros, por sua vez, devem ser trocados a cada dois anos.

Peças de banho

O banheiro é um lugar especialmente vulnerável quando se trata de bactérias e outros microrganismos, portanto, o cuidado com as peças de banho deve ser redobrado. É importante que toalhas — as de banho, mão ou rosto — permaneçam molhadas pelo menor tempo possível, já que a umidade contribui para a proliferação de fungos e bactérias.

A troca de toalhas de mão e rosto deve ser feita, idealmente, todos os dias — principalmente se esses itens forem compartilhados entre várias pessoas. Se não houver esse cuidado, pode acontecer a transmissão de doenças, como conjuntivite, por exemplo.

Já as toalhas de banho devem ser trocadas no mínimo uma vez por semana, porém, alguns especialistas acreditam que o certo é realizar essa rotação a cada dois ou três dias. Após o uso, elas devem ser deixadas bem esticadas em um local ventilado e, se possível, com sol. Caso fiquem penduradas no banheiro, o acúmulo de umidade será muito maior e pode causar problemas. Além disso, depois de serem lavadas, é importante retirá-las rapidamente da máquina de lavar e pendurá-las ou colocá-las na secadora para evitar mau cheiro.

Em geral, toalhas têm vida útil de um a três anos, dependendo da consistência de uso. Ainda assim, é interessante ficar atento ao estado das peças, e alguns sinais podem avisar que chegou a hora substituir o seu enxoval: toalhas coloridas ou estampadas desbotando; toalhas brancas ficando amareladas; ou até perda de absorção, de modo que elas não sequem tão eficientemente quanto antes.

Peças de mesa

Itens de mesa também exigem atenção. Assim, é importante armazená-los e limpá-los corretamente para manter não só a aparência das peças, mas a saúde e o bem-estar de quem as utiliza.

Certas louças, por exemplo, são mais sensíveis ou delicadas do que outras; por isso, é importante checar se uma peça pode ser levada ao micro-ondas ou à lava-louças seguramente. Não esqueça de ler as instruções ao comprar seus artigos e decida quais louças são mais aptas para uso diário e quais devem ser guardadas para ocasiões especiais.

Ao utilizar a máquina de lavar-louças, organize os itens corretamente para que não haja atrito e nem sobrecarga do aparelho. Além disso, caso for lavar as peças à mão, tenha o cuidado de escolher esponjas que não risquem e que sejam suaves. Secar os artigos imediatamente evita que eles fiquem com manchas de água, mas caso não tenha tempo, evite empilhar uma peça em cima da outra e opte por um escorredor, pois ele ajuda a evitar quebras e atritos.