Seja você um corredor, um motociclista, um Crossfitter ou apenas um entusiasta do fitness, a qualidade dos alimentos que você consome tem um enorme impacto nos seus ganhos e resultados no fitness.
E como você já deve saber, existem principalmente duas categorias de alimentos : alimentos naturais e alimentos processados.
Então, qual é a diferença entre esses dois?
Qual é o melhor para você?
Por quê? Qual deles você deve evitar?
Estas são algumas das perguntas às quais darei uma resposta clara e sem jargões.
Alimentos naturais
Para a maioria das pessoas, ouvir as palavras “alimentos naturais” evoca imagens de lojas de saúde e escolhas estritas de estilo de vida vegano.
Mas, em essência, o termo refere-se a qualquer alimento que tenha sofrido um processamento mínimo, cujos ingredientes provêm de fontes naturais e contém pouco ou nenhum aditivo ou conservante artificial antes do consumo.
E, de longe, consumir uma dieta rica em alimentos naturais é a melhor e mais saudável decisão nutricional que você pode tomar.
Por que eles são melhores?
O consumo de alimentos integrais e não processados, como legumes, frutas, carnes, grãos integrais e laticínios não homogeneizados, traz imensos benefícios à saúde, pois são ricos em nutrientes e contêm menos aditivos que os alimentos altamente processados.
Por exemplo, o pão integral à base de trigo é mais saudável que o pão feito com farinha branca, as batatas são mais nutritivas que as batatas fritas e as laranjas não podem ser mantidas no mesmo pedestal dos sucos de laranja vendidos em lojas de conveniência.
Alimentos naturais são ricos em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos (bons), água, fibras, ácidos graxos e muito mais. Tudo isso é essencial para a nutrição humana ideal.
Os alimentos naturais podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, reduzir o colesterol, reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, prevenir o diabetes, acelerar a perda de peso e ajudá-lo a obter a melhor forma física e mental da sua vida.
Os benefícios da lista completa vão além do escopo deste artigo, mas acho que você está entendendo bem a situação.
Os alimentos para comer
Aqui estão alguns dos componentes naturais dos alimentos que você precisa consumir para ganhar mais dinheiro.
- Frutas e legumes frescos, como couve, aspargo, couve, brócolis, espinafre, couve de Bruxelas, cerejas, peras, frutas, maçãs e ameixas.
- Fontes magras de carne, frango caipira, peixe selvagem e carne alimentada com capim, peixe fresco / marisco, ovos, etc.
- Alimentos ômega-3: ovos, sardinha, salmão selvagem, arenque.
- Grãos integrais, principalmente quinoa, amaranto, cevada, centeio integral, trigo sarraceno, milho e Kasha.
- Feijões e legumes, especialmente lentilhas e grão de bico.
- Nozes, como nozes, amêndoas, macadâmia, pistache e nozes.
- Sementes, como linho, chia, girassol e abóbora
Alimentos processados
Alimentos processados representam qualquer alimento que tenha sido propositadamente alterado em um “laboratório de alimentos” de uma forma ou de outra antes do consumo.
Isso é feito com quatro objetivos principais: (1) adiar a deterioração, (2) facilitar nosso estilo de vida, (3) aumentar a vida útil dos alimentos e, o mais importante, (4) gerar mais dinheiro para o fabricante de alimentos – que é a força motriz na maioria dos casos.
Como regra geral, os alimentos processados têm mais de um ingrediente. As empresas de alimentos geralmente confiam em açúcares artificiais, corantes, conservantes, gorduras ruins, como gorduras trans e saturadas, e outros produtos químicos nocivos da dieta na produção diária de alimentos processados.
Os alimentos processados podem incluir alimentos enlatados, cozidos, embalados, embebidos, congelados ou alterados na estrutura nutricional, seja através da preservação, fortificação, fermentação ou preparação de diferentes maneiras.
Assim, sempre que assar, cozinhar ou preparar alimentos, o termo processado poderá ser aplicado.
Exemplos de alimentos processados incluem carnes processadas, salgadinhos, misturas para bolos, doces, pão, refrigerantes, como batatas fritas, jantares congelados, alimentos de conveniência, como refeições prontas ou refeições com microondas.
Outros alimentos incluem muffin, refrigerante, hambúrgueres Boca, rosquinhas, pizza, quase todos no McDonald, Burger King e o resto de fast food em restaurantes, etc.
Portanto, não são apenas refeições com microondas, macarrão em caixa e lanches drive-thru.
Eu vejo alimentos processados em todos os lugares
É o seguinte. Alimentos processados estão por toda parte. Eles invadiram nossa cozinha e, aparentemente, para a maioria das pessoas, eles estão lá para ficar.
Veja o seguinte: de acordo com minha opinião, 9 dos 10 alimentos que você pode comprar em uma loja serão processados, de uma forma ou de outra. E como você já pode perceber, esse é um presságio de coisas ruins por vir.
Eles são maus
Alimentos processados são alimentos densos em energia. Normalmente, são itens de alto teor calórico que fornecem muitas calorias com pouco ou nenhum valor nutricional para o corpo.
Portanto, uma dieta alimentar continuada – rica em conservantes, ingredientes artificiais e repleta de açúcares e gorduras adicionais NÃO é a melhor coisa para alimentar seu corpo.
Eu odeio dizer isso a você, mas se você consome nada além de alimentos (pesadamente) processados, então você está QUIMICAMENTE e ESTRUTURALMENTE prejudicando seu corpo.
Alimentos processados são os melhores sabotadores da dieta low carb. Coma nada além de alimentos processados, e você se deparará com uma série de problemas de peso e saúde.
Ainda não está convencido? Bem, basta dar uma olhada nas taxas crescentes das chamadas Doenças da Civilização que estamos enfrentando hoje.
A pesquisa mostrou que o consumo de alimentos processados é um dos principais culpados pela epidemia de obesidade em nosso país, o aumento do diabetes tipo 2, pressão alta, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e outros problemas de saúde que eram quase inexistentes antes dos alimentos processados - geralmente açúcar e farinha – entrou no suprimento de comida.
Os alimentos processados são sempre uma má escolha?
Aqui está uma coisa. Comer alimentos processados nem sempre é uma má escolha. De fato, existem alguns casos em que você pode consumir alimentos processados e permanecer saudável.
Além disso, alguns tipos de alimentos processados são realmente bons para você. Consumir alguns deles em porções limitadas não jogará fora todo o seu plano de nutrição saudável.
Para alguns de vocês, isso pode parecer sacrílego, mas fique comigo por um momento. O fato é que o processamento não transforma, de maneira inerente e inata, os alimentos em algo miserável.
Por exemplo, o leite e alguns sucos podem ser enriquecidos com vitamina D e cálcio. Ervas secas, como coentro, pimentão, gengibre, manjericão, salsa e orégano, são ricas em antioxidantes e outros nutrientes que promovem a saúde. Conservas de frutas são uma ótima alternativa quando as frutas frescas não são obtidas.
Tudo o que você precisa fazer é desenhar uma linha LIMPA e GRANDE entre alimentos que foram levemente processados e itens pesados e pesados. Dito de outra forma, evite alimentos com processamento mais pesado ou com ingredientes artificiais adicionados. Isso é normalmente o que tenho em mente sempre que ouço alguém falar sobre alimentos processados.
O bom
Bons exemplos de alimentos levemente processados incluem (mas não se limitam a) ovos cozidos, fatias de maçã pré-cortadas, legumes congelados.
O mal
Aqui está uma lista de ingredientes e alimentos altamente processados para evitar
- Xarope de milho rico em frutose.
- Adoçantes artificiais
- Corantes artificiais
- Gorduras Trans
- Sumos de frutas ou de vegetais,
- Conservas de frutas em calda pesada
- Comida em um pacote, lata ou caixa.
- Aditivos alimentares como nitrato de sódio, propil, glutamato monossódico e bromato.
- Batata frita
- Carnes processadas, especialmente frango empanado, bacon, salsicha, cachorro-quente, palito de peixe, carne em vaso, delicatessen e Spam – a marca de carne cozida em lata.
- Nozes salgadas e / ou temperadas.
- Iogurtes adoçados.
- Barras de sorvete
Concluir
Como regra geral, a dieta humana ideal deve girar em torno de alimentos integrais e naturais, não de alimentos fabricados em laboratório.
Comer junk food só pode fazer mais mal do que bem – especialmente se você estiver tentando perder peso ou melhorar seu desempenho atlético.
Em vez disso, coma principalmente alimentos reais e naturais para obter a melhor nutrição.
Um dos lemas favoritos de uma alimentação saudável é: “Se sua bisavó não o reconheceria como comida, então não é comida”.