Qual a diferença de luminária e arandela? Saiba qual é nesse texto

Qual a diferença de luminária e arandela? Saiba qual é nesse texto

Com certeza um ponto alto do projeto de iluminação são as arandelas Led. Antes, eram bases de luz na decoração clássica de interiores, e hoje competem com as luminárias modernas. Quando se trata de iluminação da casa há diversas opções e a Iluminim te ajuda a entender como as arandelas modernas, sendo um bom investimento para o seu ambiente. 

E não há dificuldade, visto que as arandelas são presas na parede e contribuem para aquela harmonização que você tanto sonha. Muitos projetam a iluminação onde o seu objetivo é usar esse foco de luz moderno e aconchegante. E o melhor é aproveitá-lo na decoração. Então, reunimos dicas dos locais vantajosos e de como instalar arandela, em comparação com a luminária.

O que é uma arandela?

A arandela é a famosa luminária que fica presa na parede. É uma peça de iluminação que virou símbolo de design e personalidade. 

Nesse sentido, a arandela se dispõe mais como item decorativo por não proporcionar a iluminação para todo o ambiente. Mas reforçamos ser um investimento único que marca qualquer ambiente.

Para que serve?

Arandelas servem para iluminar um ambiente de modo auxiliar. Ou seja, quando a iluminação principal não consegue alcançar todo o espaço. Assim, use arandelas também para decorar. 

Então, embora não consiga trazer luz geral, uma arandela permite dar um charme de luz em um ponto focado. Isso contribui para a beleza do ambiente e para a funcionalidade de fazer leituras.

Qual a diferença de luminária e arandela? Saiba qual é nesse texto

Qual a diferença de luminária e arandela?

Todo projeto de iluminação fica mais prático quando se descobre a diferença entre a luminária e a arandela está no foco e direção da luz de sua lâmpada, geralmente lâmpadas LED. 

Isso quer dizer que a luminária tem luz direta, enquanto a arandela não tem luz direta. Mas, em contrapartida, escolher arandelas com lâmpada LED tem a vantagem de ser instaladas tanto em ambientes internos como externos. 

O que não funciona completamente com a luminária, ideal para escritórios, mesa de trabalho, estudo ou outra atividade que exija concentração. A luz direta da luminária ainda pode ser ajustada a depender de modelos de luminária LED. Alguns modelos podem ser movidos de lugar e compensa você dar uma olhada nos abajures LED preço. 

Arandelas LED também se diferenciam por não ter tanta intensidade. Portanto, não são indicadas para te ajudar a trabalhar ou estudar por muito tempo. As arandelas podem ser usadas em todo ambiente, contudo, não exclusivamente para trazer iluminação geral, e sim para decorar e relaxar ou em momentos de leitura rápida, por exemplo.

Como instalar uma arandela led?

A arandela fica presa na parede, basta apenas você conferir um passo a passo de como instalar sem profissional para isso. Mas antes, veja os materiais que você irá precisar após escolher suas arandelas de LED: 

●     A quantidade de lâmpada Led no tamanho que a arandela requer (alguns modelos não vêm com LED embutido);

●     1 nível, usado para medir inclinação da peça presa na parede;

●     Buchas;

●     Parafusadeira ou furadeira;

●     Parafusos;

●     Alicate desencapador de fios;

●     Alicate tradicional;

●     Chave de fenda. 

Antes de qualquer coisa, desligue a energia do local para garantir a segurança. Mesmo que não seja necessário contratar um profissional para instalar arandelas de LED, é importante fazer isso e continuar com as instruções que são fáceis de se fazer sozinho. Então, siga os seguintes passos: 

1.    Separe cada parte da sua arandela. Nesse primeiro passo, você usará primeiro a base. Segure ela fixada no local e passe os fios elétricos dela pela parte interna;

2.    Com a arandela posicionada, marque os pontos onde serão perfurados na sua parede e cheque se estão alinhados;

3.    Após retirar a base, é hora de furar a parede onde você marcou. Depois, coloque as buchas em cada buraco;

4.    Reposicione a arandela, arrumando os fios, e coloque os parafusos;

5.    Pegue o alicate desencapador e é só “descascar” os fios em 6 mm na ponta;

6.    Una os fios nos conectores, assim como explica melhor no manual da sua arandela;

7.    Prenda a parte da arandela que vai à base já fixada na parede;

8.    Encaixe a lâmpada LED. 

Por fim, faça o teste! Outro detalhe de como instalar arandela é ver se ela vem com sensor de movimento e, então, é só ajustá-la antes de ligar.

Onde usar uma arandela led?

Use em diversos ambientes ao mesmo ou em apenas um, se assim for o caso. Pois, o que você precisa considerar é a necessidade de uso da luz no espaço. Vai decorar e otimizar o espaço deixando aconchegante? Aposte em mais de uma arandela. Como vimos, a decoração é a maior vantagem de arandelas com lâmpada LED. 

Quer iluminar com mais intensidade e foco? Escolha, por outro lado, a luminária com iluminação direta. Uma opção incrível de luminária para trabalhar ou estudar, é o abajur. Você pode, inclusive, conferir na nossa loja virtual Iluminim Abajures LED preço e características para te ajudar. 

Lembre-se, portanto, que a arandela é usada para ambientes que não precisam de muita luminosidade, como na sala ou no quarto. A luz de uma lâmpada LED na arandela é indireta, então ela contribui mais para trazer aconchego ao receber visitas quando começa a escurecer ou quando se quer relaxar. 

Grave essas dicas e aproveite para conhecer os produtos da Iluminim, como as arandelas LED e abajures LED preço acessível. A loja entende de iluminação usando a tecnologia e economia do LED para casa e espaços diversos.