Embora o vinho tenha se consagrado como uma bebida para dias frios, ele também pode ser consumido em outras estações. Com o rótulo certo, você poderá degustar a bebida certa o ano todo.
Com certeza, os vinhos mais leves, como o rosé e branco, são mais consumidos no verão, perfeitos para coolers térmicos, enquanto que os mais encorpados, como o tinto e os brancos estruturados, como Chardonnay, são as melhores saídas para os dias frios.
Para escolher bem, é preciso ter atenção a detalhes como o tipo de uva e a temperatura em que o vinho será servido. Lembrando sempre que o vinho precisa agradar o paladar de quem está tomando. Assim, você poderá escolher cada vinho de acordo com suas características e harmonizações para ter uma boa experiência.
Vinhos para o inverno
Para lidar com as baixas temperaturas de algumas regiões no inverno, os vinhos mais fortes, como vinho tinto ou branco mais encorpado (como Pinot Gris e Chenin Blanc) são as melhores indicações. Isso porque quanto mais alcoólico mais ele ajuda a esquentar o corpo e pode ser servido mais quente. Entre os vinhos tintos, você poderá escolher entre:
- Cabernet Sauvignon: é um tipo de uva que vem da mistura da Cabernet Franc e Sauvignon Blanc. É mais robusto e combina com risotos e carnes ao molho;
- Malbec: de cor mais escura e, geralmente envelhecido em barris de carvalho, pode ser harmonizado com carnes mais gordurosas;
- Syrah: tem cor mais escura e acidez moderada. Pode ser perfeitamente harmonizado com pratos apimentados e queijos fortes.
Vinhos para a primavera
A primavera tem uma temperatura mais amena e é marcada por passeios, piqueniques e comemorações ao ar livre, pedindo combinações de vinhos mais frutados, leves e adocicados. São ideais para uma tarde na piscina e happy hours. Entre alguns vinhos que podem ser degustados, podemos citar:
- Rosés: são versáteis e saborosos e podem ser apreciados com aperitivos, petiscos ou com refeições. Os rosados espanhóis e o Pinot Noir Rosé também são ótimos para a estação, bem como o Rosé de Provence;
- Tintos: eles também tem o seu espaço e você poderá escolher por aqueles que têm notas mais doces e florais, como o Pinot Noir e o Montepulcianos;
- Brancos: entre as melhores opções podemos citar o Sauvignon Blanc e o Rieslings, que combinam notas de pêssego e aromas cítricos.
Vinhos para o verão
Para as altas temperaturas, os sabores leves e refrescantes são a melhor combinação. Por isso, escolha os tintos, espumantes e brancos para dias quentes, que podem ser servidos gelados e harmonizam bem com massas leves, aves, pizzas, antepastos, frutas e sorvetes.
Dê preferência aos frutados, brancos, cítricos, verdes, rosés e espumantes para servir gelado. Os vinhos que são envelhecidos em carvalho precisam de uma consideração maior, pois seu sabor é mais pesado. Você poderá optar pelos: Rieslings, Pinot Grigio, Viognier e Sauvignon Blanc. Se optar por um vinho tinto, os mais leves, como Beaujolais, se destacam pela refrescância.
Vinhos para o outono
Essa estação pede vinhos mais encorpados, já que a temperatura começa a baixar e o cardápio incorpora pratos mais gordurosos e calóricos. Mas aqui os dias de calor ainda continuam e pede opções mais leves. Essa estação combina tanto os vinhos brancos como os tintos e rosés.
Entre as opções, podemos citar o Rosé Bordeaux, que tem um sabor requintado e um gosto sofisticado. E entre os mais populares, o Merlot, que é um dos tintos mais indicados pelos taninos macios e aroma forte. Alguns vinhos produzidos a partir das uvas italianas Dolcetto também são ótimas escolhas para o outono, por possuírem taninos mais pronunciados e sabor fresco.