Conheça as especialidades médicas mais bem pagas do Brasil

Na formação como médico, muitos estudantes alimentam dúvidas sobre a especialidade a seguir. Como decidir? Quais são as melhores alternativas? Como escolher? Um dos caminhos é identificar as especialidades médicas mais bem pagas do país e analisar se alguma delas combina com o seu perfil.

Antes de procurar fazer residência na UNESP ou em outra universidade do país, conhecer as especialidades mais bem pagas é importante para te ajudar na escolha de uma especialização após terminar a graduação em medicina, abordando também a complexidade e as oportunidades do segmento.

Fizemos uma lista com as especialistas médicas mais bem pagas no Brasil. Confira!

Cirurgia plástica

O Brasil é o TOP1 em cirurgia plástica no mundo. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, acontecem cerca de 1,5 milhões de cirurgias plásticas por ano no Brasil. Além de um grande mercado interno, muitos cirurgiões plásticos brasileiros têm renome internacional e atuam bastante fora do país.

Há um grande mercado para explorar. O cirurgião plástico tem um dos maiores salários da área médica e tem bastante caminho para empreender no ramo com escritório próprio. De acordo com a Catho, a média de renda de um cirurgião plástico é superior a R$ 18,5 mil.

Dermatologia

Com o crescimento da preocupação com a estética, a procura por dermatologistas que trabalham com tratamentos estéticos para pele cresceu bastante nos últimos anos. Segmentos como o preenchimento facial, o botox, o transplante capilar, entre outros, estão em pleno crescimento e oferecem várias oportunidades de atuação no país.

Ortopedia

A ortopedia é outra especialidade médica bastante valorizada no mercado. A área é bastante ampla, podendo trabalhar na área clínica com lesões dos mais diversos tipos e também se especializar no segmento específico com o tratamento ortopédico para atletas.

Os ortopedistas têm espaço para trabalhar em hospitais e clínicas, ter consultórios próprios ou atuar em clubes e centros esportivos. Muitos ortopedistas, inclusive, atuam em apenas uma empresa e têm excelentes salários na função.

Anestesiologia

A anestesiologia é outra especialidade médica muito bem remunerada. Essa área se destaca pelo alto número de cirurgias estéticas e reparadoras feitas todo ano no Brasil. Com isso, o anestesista tem alto potencial de empregabilidade, sendo um profissional bastante requisitado em hospitais e centros cirúrgicos. Geralmente, por conta da demanda mais alta, muitos anestesistas costumam ter dificuldades para conciliar a agenda.

Neurocirurgia

A neurocirurgia é a especialidade médica mais bem paga do país. Isso se deve a alta demanda por neurocirurgiões no mercado brasileiro. A função é responsável por estudar e diagnosticar pacientes com problemas no sistema nervoso, atualmente em hospitais.

Uma das principais atuações da neurocirurgia no Brasil são em casos de emergência, principalmente em acidentes com trauma na cabeça, pescoço e coluna. A remuneração costuma ser superior a R$ 30 mil por mês.

Cirurgia geral

Além da cirurgia plástica, a cirurgia geral também é uma especialidade médica muito bem paga. Depois da residência na área, o cirurgião está apto para realizar cirurgias específicas ou gerais. Inclusive, para poder atuar em cirurgia plástica, o cirurgião precisa realizar a residência em cirurgia geral.

A alta remuneração de um cirurgião geral se deve ao fato de ele atender a diferentes especialidades, dando suporte a cirurgias de diversas naturezas. Esse profissional pode trabalhar junto com profissionais de outras especialidades médicas e em equipes para o tratamento de casos complexos.

A duração de uma especialização em medicina varia de acordo com a área, podendo variar entre dois e cinco anos. Junto com a graduação, um médico pode levar mais de 10 anos para concluir a sua especialização. Por isso, a dica do nosso portal é que você pense bastante, avalie as possibilidades e veja a especialidade médica que mais se encaixa com o seu perfil para seguir com a residência médica.