Dicas essenciais para não adiar os seus compromissos

Poucas sensações são tão desesperadoras quanto saber que o tempo para terminar determinada tarefa se aproxima e ela ainda não está pronta. Seja por imprevistos, seja má gestão do tempo, é sempre muito desagradável quando se tem que adiar compromissos. Um hábito nocivo que acaba virando uma bola de neve e pode afetar a vida pessoal e profissional.

No dia a dia, cuidar melhor do tempo é fundamental para conseguir dar conta de todas as atividades diárias e não se atrasar. Por exemplo, imagine o tempo que você poupa se coloca a roupa da academia em uma bolsa masculina, podendo ir treinar assim que sai do expediente, sem precisar ir para casa antes? São pequenas atitudes como essa que melhoram a sua rotina e evitam causar adiamentos ou cancelamentos.

Abaixo, conheça outras dicas preciosas do que você pode fazer para estabelecer esse novo padrão em sua vida.

Mantenha sua agenda organizada

Para evitar problemas com seus compromissos (ou em cumpri-los), nada melhor do que organizar o seu dia a dia. Isso é fundamental para que você saiba o que precisa ser feito e qual a prioridade que cada ação tem, de forma que possa saber o que deve ser priorizado e o que é possível para ser efetuado em outro momento.

Por que essa é uma boa ideia? Porque assim você evita apenas fazer as tarefas mais fáceis do seu dia a dia, deixando as mais difíceis e complexas para depois. Para conseguir estabelecer essa rotina, você pode utilizar aplicativos para smartphones ou mesmo usar a boa e velha agenda. Anote as tarefas necessárias para cada dia da semana, priorize-as e mantenha-se atento para cumprir todas aquelas que são essenciais.

Liste as etapas do que precisa ser feito

Outra forma de driblar a procrastinação é estabelecer uma data limite para que determinada tarefa seja cumprida. A partir disso, é interessante pensar em um cronograma que tenha todos os passos que precisam ser feitos — afinal, existem tarefas que não são tão simples e rápidas de fazer.

Esse cronograma irá servir de guia para que você saiba o quanto já fez e o quanto ainda precisa fazer. Inclusive, essa tática é uma forma de manter-se motivado, uma vez que a medida que as etapas são concluídas e você as marca como finalizadas, há aquela sensação de progresso.

Dê adeus às distrações

Você pode até não perceber, mas verificar todas as notificações do seu celular ou ficar navegando pelas redes sociais sem propósito consome muito tempo do seu dia. Isso pode parecer inofensivo, mas acaba sendo um hábito que atrapalha a produtividade e sem dúvida colabora para que você se atrase ou tenha que adiar algum compromisso.

Assim, para não atrapalhar a sua rotina, é interessante que identifique essas distrações e crie formas de evitá-las. Você pode estabelecer horários para utilizar as redes sociais, checar os e-mails com menos frequência ou simplesmente mudar o seu ambiente de trabalho.

Pense em um sistema de recompensas

Uma das maneiras de se manter motivado e focado nas suas obrigações é estabelecer um sistema de recompensas. Claro, é bastante gratificante por si só marcar algo como feito em sua lista de prioridades. Mas você também pode recompensar-se quando uma tarefa é concluída, promovendo aquele senso de realização.

Essas recompensas devem ser dadas para os comportamentos que tenham colaborado para que você tenha progredido. Ao mesmo tempo, também precisam ser acessíveis para que você se sinta motivado a curto prazo. Pense em ações como comer um pedaço de bolo ou até mesmo fazer uma pausa na rotina para relaxar e descansar.

Não se cobre demais

Por fim, um conselho importante é não se cobrar em demasia e não ter medo de errar. Pode não parecer, mas o perfeccionismo, às vezes, é uma maneira de procrastinar e adiar compromissos: a busca pela perfeição acaba se tornando uma forma de adiar uma entrega, impedindo que você avance.

Ao mesmo tempo, abrir mão da perfeição é uma forma de ter um estilo de vida mais tranquilo e menos estressante. Não há problema algum em ter dificuldades no início ou em falhar em algum dia, pois isso é normal para todos.