Se você já tentou limpar uma janela com certeza já passou raiva tentando limpar o vidro. Saber como limpar vidro de janelas nem sempre é fácil. Isso porque existem vários produtos diferentes e formas de limpar bem uma janela.
Além disso, em muitos lugares, será preciso ter cuidados extras com a segurança, para evitar quedas e outros problemas que podem acontecer.
Dessa maneira, nesse texto, juntamos as melhores dicas para aplicar uma boa limpeza, sem se esquecer da segurança. Se deseja saber mais sobre o assunto, basta seguir conosco na leitura.
A importância de ter os vidros limpos
A limpeza de um local diz muito sobre ele e poucas coisas chamam mais a atenção que vidros sujos, principalmente em janelas.
Por isso, ter os vidros bem cuidados, vai justamente mostrar que o local é sim muito bem cuidado. Imagine só chegar em uma loja para comprar um produto qualquer e encontrar um lugar sujo, sem cuidados? Qual impressão vou ter da qualidade dos produtos?
Entretanto, o mesmo vale para a casa das pessoas, e uma casa limpa também envolve vidros limpos e brilhantes. E é justamente por isso que a maioria das pessoas têm muita atenção para a limpeza de suas casas, contratando muitas vezes pessoas especializadas em limpeza de vidros. Seja pelo serviço oferecido e/ou pelos profissionais preparados para fazer as limpezas mais “perigosas”.
Nesse contexto, limpeza mais “perigosas”, é entendido como os vidros de janelas que ficam em lugares altos e/ou de difícil acesso. Dessa forma, mesmo que as pessoas tenham uma empregada, por exemplo, ainda assim esses locais podem ser perigosos se acessados por ela.
E é justamente por isso que existem empresas e profissionais especializados para esse tipo de trabalho. Entretanto, muitas pessoas não têm condições de fazer esse tipo de investimento, e elas mesmas devem saber como limpar o vidro de janela. Para ilustrar melhor, vamos analisar os dois cenários.
Contratando profissionais
Ao contratar profissionais para fazer a limpeza você está garantindo alguns prós e contras. Vamos analisar eles!
Prós:
- Limpeza de qualidade profissional;
- Segurança na tarefa.
Contras:
- Custo do serviço.
E embora pareça um placar apertado, não é esse o resultado dessa análise. Isso porque, embora tenha que investir um certo dinheiro (em alguns casos isso é um contra certamente), ainda assim você estará garantindo um serviço de alta qualidade no segmento.
Além disso, dependendo do local que você mora/empreende, os vidros das janelas poderão estar em lugares altos e de difícil acesso. Dessa forma, se torna praticamente obrigatório fazer esse tipo de investimento. Tendo em vista que a maioria das pessoas não têm o treinamento correto para acessar esse tipo de local.
Por conta disso, se você busca uma limpeza segura e de qualidade (que realmente vai limpar), é uma ótima escolha escolher uma empresa e/ou profissionais do ramo. Mas é preciso encontrar essas pessoas.
Encontrando os profissionais corretos
Como dito acima, ao contratar profissionais é esperado o máximo de qualidade. Dessa forma, saber como escolher é fundamental. Isso porque, existem muitos “profissionais” sem a capacitação correta.
A começar pelos treinamentos de segurança. Afinal, se a janela estiver acima de 2 metros de altura do chão, já é considerado trabalho em altura. E de modo geral, para trabalhar nesse tipo de contexto, é preciso ter o treinamento de NR 35, para trabalho em altura.
Este treinamento capacita o profissional com normas e condutas para garantir segurança na hora de executar tarefas em locais altos. Por isso, antes de mais nada, certifique-se que os profissionais que farão a limpeza tenham esse curso (se realmente estiver acima de 2 metros de altura).
Além disso, busque referências sobre o trabalho prestado, tendo um panorama geral para entender que vale a pena, no sentido da relação de custo e benefício, contratar esse tipo de serviços.
Entendido isso, vamos analisar agora o segundo cenário, onde você busca uma forma de como limpar vidro de janela você mesmo. E é justamente sobre isso que falaremos a seguir.
Fazendo a limpeza dos vidros das janelas você mesmo
Além de contratar profissionais, a saída mais escolhida pelas pessoas para limpar os vidros das suas janelas, é que elas mesmas façam a limpeza. Entretanto, embora possa parecer simples, é preciso ter certos cuidados e procedimentos para fazer a limpeza correta.
E assim como fizemos com a opção anterior, vamos listar os prós e os contras. Veja!
Prós:
- Economia de dinheiro.
Contras:
- Limpeza pode ficar a aquém (se não tiver conhecimento para fazer a limpeza);
- Segurança (quando as janelas ficam em locais considerados perigosos;
- Tempo demandado para a tarefa.
Dessa forma, fica claro que esse é o inverso da anterior. Onde lá você garante um serviço profissional (se souber escolher as empresas/profissionais) e segurança ao executarem a tarefa. Você garante a economia do dinheiro e dependendo do seu nível (ou de quem fizer a limpeza), poderá deixar os outros pontos a desejar.
Dito isso, para minimizar esses efeitos negativos, vamos trazer dicas de limpeza para vidros de janelas. Confira!
Importante: Vamos dividir as dicas em dicas para garantir uma boa limpeza e dicas para garantir a segurança enquanto faz a limpeza.
Dicas para garantir uma boa limpeza
Veja abaixo como limpar o vidro de janela corretamente.
- Primeiramente é preciso escolher os produtos para fazer a limpeza. Dessa forma, evite materiais como pano ou esponjas ásperas (que vão riscar os vidros) e produtos de limpeza que vão manchar e/ou desgastar os vidros como alvejantes e cloro.
- Com isso feito, separe um balde com água e produtos neutros, como detergentes neutros com álcool, e panos lisos. Uma luva de borracha é recomendada para a limpeza.
- Com um desses panos, retire primeiramente as impurezas no vidro, como poeira e fuligem. Separe esse pano apenas para fazer essa retirada dos vidros.
- Para ter uma boa limpeza, é recomendado resfriar os vidros com água.
- Agora é o momento de fazer a limpeza com a solução de água e os panos limpos. Garanta que você passou a solução em todo vidro retirando os excessos.
- Por fim, será preciso secar os vidros. Para isso, uma saída simples é utilizar papel toalha. O motivo é que além de puxar muito bem a água para si, eles têm a consistência correta para passar pelo vidro sem riscar.
- O tempo entre uma limpeza e outra, vai depender muito de local para local, e o quanto os vidros se sujam. Entretanto, de modo geral, o indicado é fazer isso entre 7 a 15 dias.
- Outra dica é nunca deixar os vidros ficarem muito sujos para fazer a limpeza. Isso porque, dependendo do que está sujando o vidro ele poderá ficar opaco e com sujeiras bem mais difíceis de tirar, dificultando ou inviabilizando o processo de limpar os vidros.
Dicas para garantir a segurança enquanto faz a limpeza
Para fechar as dicas de como limpar vidro de janela, vamos falar sobre as práticas de segurança. Inicialmente é preciso analisar bem o local onde estão as janelas e como fazer para acessar ambos os lados do vidro.
Isso porque, de modo geral, a parte interna é muito mais simples que a maioria das partes externas, que é onde podem estar os maiores riscos. Afinal, se for um lugar alto e de difícil acesso, certamente, aparecem dois riscos claros, uma para limpeza, que é não conseguir limpar direito, e o outro e mais grave, uma possível queda tentando acessar o lugar.
Desse modo, a principal dica de segurança é garantir que você consiga fazer a limpeza de vidro pela parte interna acessando a parte externa. Entretanto, isso é uma prática bastante óbvia, e nosso foco será mesmo nas ocasiões em que seja preciso fazer uma limpeza externa.
Analisando as opções
O primeiro ponto é: o quão fácil é o acesso? Dessa forma, é preciso fazer uma análise se é possível alcançar com as mãos e como, e se você terá a estabilidade e segurança necessária para fazer a tarefa.
Além disso, é preciso ter o conhecimento necessário para garantir acesso com o máximo de segurança. E assim como listamos acima, na parte de contratar os profissionais, se você tiver que fazer a limpeza em lugares altos, é altamente recomendado que você faça o curso de NR 35 (trabalho em altura).
Dessa maneira, você terá o treinamento das diretrizes de segurança e como utilizar equipamentos que vão te ajudar a acessar os locais, como cadeiras, cordas, entre outros.
Com isso, você terá o conhecimento necessário para fazer a tarefa em altura e os procedimentos de segurança.
Mas é claro, se for um local de muito risco, e você julgar que não faz sentido fazer você mesmo, você sempre terá a opção de contratar profissionais. Se for esse o caso, releia a parte que falamos sobre eles e garanta que vai seguir os procedimentos.