Como fazer sua audiência engajar mais nos seus stories

Está querendo saber como fazer sua audiência engajar mais nos seus stories? No artigo de hoje, iremos apresentar algumas dicas úteis e eficazes para alcançar esse resultado com maior facilidade!

Não há como negar que a era digital nos presenteou com inúmeras maneiras de nos conectar com o mundo, e o Instagram se destacou como uma das principais plataformas para isso.

Particularmente, os stories do Instagram se tornou uma ferramenta indispensável para marcas e criadores de conteúdo que buscam engajar seu público de uma maneira mais direta e pessoal.

Mas, como fazer para que a sua audiência engaje mais com seus stories? Essa é a pergunta que todas as pessoas se fazem e iremos esclarecer tudo neste artigo!

Por que o engajamento no Instagram é tão importante?

Antes de falarmos sobre como fazer sua audiência engajar mais nos seus stories, você sabe por qual razão o engajamento é tão necessário para a rede social?

A realidade é que existem diversas razões pelas quais você deve apostar em técnicas para aumentar o seu engajamento, como por exemplo:

Algoritmo do Instagram

Ao falar do Instagram, o enigma que encerra o algoritmo da plataforma sempre paira sobre nossas cabeças. O critério de popularidade e relevância, afinal, o que o define?

Mas, para o que serve essa função? Tem como treinar o algoritmo do Instagram? Em linhas gerais, tudo converge para o engajamento – curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações.

Quanto mais acelera o engajamento, mais forte o trem do post avança, elevando o alcance a patamares mais altos.

Construção de Comunidade

Com um engajamento exuberante, um exército de seguidores apaixonados surge – curtem, comentam, compartilham.

Existe a construção de uma comunidade sólida e forte ao redor do seu conteúdo, disposta a interagir e engajar.

Quando isso acontece, um relacionamento mais profundo é forjado, um laço que pode valer ouro para a marca ou o indivíduo.

Promoção e vendas

Se você é um empreendedor, ou vende algum produto ou serviço, o engajamento pode ser o seu trampolim para lucros maiores.

Quanto mais engajamento, mais visibilidade, mais vendas. Sendo assim, essa é uma razão fundamental pela qual deveria começar a se preocupar ainda mais com o seu engajamento.

Credibilidade

Contas com alto engajamento são vistas como a realeza do Instagram, autênticas e confiáveis. Isso pode dar um upgrade na sua reputação, deixando você mais atrativo para potenciais parceiros de negócios e anunciantes.

Para resumir, a alta no engajamento do Instagram é como um superalimento, potencializando a visibilidade, a relevância e a eficácia de sua conta.

Seja para uso pessoal, profissional ou para um negócio, o engajamento pode ser o combustível para o voo mais alto.

Como fazer sua audiência engajar mais nos seus stories

Para ter mais engajamento no stories do Instagram, acaba sendo necessário colocar em prática algumas técnicas. Dentre todas elas, podemos mencionar as seguintes mais eficazes:

1. Conte uma boa história

Para conseguir uma audiência mais engajada, você precisa chamar a atenção do seu público, certo? Sendo assim, uma das principais coisas que deve fazer é saber contar uma boa história.

Mas, para fazer isso, utilize todos os recursos que tem à sua disposição, sejam fotos ou vídeos. Porém, procure reservar um tempo para poder organizar e estruturar todos os conteúdos que irá postar.

Nesse sentido, a nossa dica é que você procure ser conciso, escolhendo aqueles conteúdos que de fato fazem sentido tanto para o seu negócio quanto para os seus seguidores.

Antes de postar qualquer coisa, procure avaliar se de fato existe a real necessidade de fazer a postagem ou mesmo se a qualidade da imagem está de acordo com o padrão do seu perfil.

Tenha em mente que, postar sem ter qualquer estratégia, ao invés de aumentar o engajamento, pode surtir o efeito contrário.

2. Saiba identificar quem é o seu público-alvo

Como você espera engajar o seu público sem sequer conhecê-lo? Não há como criar algo que as pessoas irão gostar sem saber quais são os seus gostos.

Por isso, uma dica fundamental é justamente saber identificar quem é o seu público-alvo para, então, criar estratégias que irão impactá-los.

É a partir desse entendimento que você será capaz de adequar o tipo de linguagem que melhor funciona ou mesmo quais são as postagens das quais eles mais se interessam,

Certo, mas como posso obter a resposta para essas perguntas? Nesse caso, você vai precisar fazer alguns testes e acompanhar as métricas que o Instagram irá fornecer.

É verdade que essa é uma etapa que dá um certo trabalho, mas também é uma das que mais irá surtir resultados se bem feita.

3. Acessibilidade

Outra questão necessária para aumentar o seu engajamento é pensar na acessibilidade do seu público.

Crie conteúdos que sejam acessíveis também para pessoas com alguma necessidade especial, criando legendas para as suas fotos e vídeos.

Sempre que puder, procure escrever a respeito do foco dos vídeos, mas se mantenha atento também aos recursos que serão capazes de ajudar na inclusão das pessoas.

4. Faça enquetes com seus seguidores

Um dos recursos mais úteis para fazer com que a sua audiência interaja com o seu perfil é justamente através das enquetes.

Inclusive, a nossa dica é que você utilize as enquetes para conhecer ainda mais sobre o seu público-alvo, de modo a construir estratégias que serão ainda mais assertivas.

Tenha sempre em mente que, quanto mais o seu público interage e consome os seus conteúdos, mais o algoritmo irá entregar os seus conteúdos para outros públicos.

5. Faça stories com as respostas das etiquetas de perguntas

Falando de uma forma geral, as pessoas gostam de aparecer nos stories de pessoas que admiram ou marcas famosas.

Por isso, uma dica para fazer com que o seu público participe e engaje ainda mais a sua conta é justamente repostar aquilo que for pertinente de seus seguidores.

Nesse sentido, uma excelente estratégia é fazer perguntas por meio do adesivo e fazer stories respondendo cada um de seus seguidores.

Essa é uma excelente estratégia devido ao fato de aumentar ainda mais as suas impressões, fazendo com que o algoritmo trabalhe a seu favor.

6. Encontre diferentes maneiras de falar sobre o mesmo assunto

Se você tem a missão de criar conteúdo novo todos os dias, com certeza já deve ter notado o quanto isso pode ser difícil.

Porém, uma dica é você aproveitar postagens que já fez há um tempo atrás, reciclando e melhorando, de modo a oferecer uma nova perspectiva.

Você pode desde postar um “#tbt” em uma quinta-feira, por exemplo, ou apenas falar a respeito de alguma postagem que lhe gerou um certo engajamento no passado.