Os avanços tecnológicos provocaram mudanças na rotina das pessoas, transformando a forma como elas se relacionam com o mundo. Grande parte das coisas que precisamos resolver podemos fazer online, por exemplo.
Não só as relações das pessoas entre si foram afetadas pela disseminação da internet e novas ferramentas, mas também as relações entre empresas com consumidores e com outras empresas se modificaram.
Com um mercado tão competitivo, estar atento às inovações e promover as alterações necessárias nas empresas, desde novas máquinas que auxiliam na produção até softwares que permitem a gestão mais eficiente, pode ser determinante para a sobrevivência de um negócio.
É possível aplicar soluções tecnológicas nas mais diversas áreas dentro de uma organização e é importante frisar que dificilmente elas irão substituir o fator humano, mas sim agir como complemento otimizando os processos como em um sistema pdv, por exemplo. A seguir iremos demonstrar de quais formas a tecnologia pode beneficiar as empresas.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Durante os processos seletivos a análise de currículos já não precisa ser realizada manualmente, com a utilização de softwares específicos é possível determinar padrões que serão identificados automaticamente.
Também com o auxílio de softwares, a gestão de equipes evoluiu. Atualmente é possível acompanhar índices importantes quanto à clima organizacional, produtividade, cargos e salários, permitindo assim um gerenciamento mais eficiente e assertivo.
REDUÇÃO DE CUSTOS
Novos equipamentos e sistemas permitem a otimização dos processos e isso impacta diretamente nos custos de uma empresa. Assim como a implementação de placa de energia solar para redução do consumo de energia elétrica tem se tornado cada vez mais acessível.
Sistemas permitem facilidade para a gestão financeira, fornecendo acesso fácil a dados e informações importantes para que a tomada de decisão do gestor seja a mais acertada possível.
AMPLIAÇÃO DA MARGEM DE LUCRO
Com a gestão mais eficiente dos custos é possível aumentar a margem de lucro, principal objetivo a ser alcançado para fazer uma empresa crescer. Ao otimizar o processo de produção reduzindo gastos, o lucro para a produção de cada forno elétrico de embutir, por exemplo, aumenta.
MELHORA DO ATENDIMENTO AO CLIENTE
Atualmente há soluções de inteligência artificial voltadas especialmente para o atendimento ao cliente. É possível disponibilizar no site de sua empresa 24 horas por dia um atendente virtual que irá realizar o atendimento imediato de um cliente com dúvidas.
Com a programação e tecnologia adequadas é possível inclusive que esse atendente vá aprendendo mais conforme os atendimentos acontecerem, isso permitirá responder às questões mais frequentes sobre os produtos de sua empresa, como estruturas metálicas, por exemplo.
Softwares de gestão também permitem uma análise mais completa para a identificação do perfil dos consumidores de uma empresa. Isso permite estratégias de atendimento e marketing mais eficientes que irão gerar maiores índices de satisfação.
Acompanhar as inovações tecnológicas e gerenciar uma empresa requer dedicação, mas o esforço certamente é válido, pois investir em tecnologias permite obter informações mais precisas sobre seu negócio e otimizar processos liberando tempo da equipe para focar em atividades estratégicas.
Dessa maneira um ciclo se forma e novos desafios surgirão trazendo consigo a necessidade de novas soluções tecnológicas.