Carros autônomos

Carros autônomos: a revolução do transporte está chegando?

Já pensou em poder entrar no seu próprio carro, indicar o endereço e ele simplesmente te levar até lá, sem motorista e sem que você precise dirigir? Parece cenário de ficção científica, mas não é! Graças a Inteligência Artificial (IA), os carros autônomos podem, em breve, ser uma realidade comum a todos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo e vamos te contar como funciona essa tecnologia e quando será possível utilizá-la no Brasil. Confira abaixo!

O que são carros autônomos?

De maneira bem simples, podemos definir carros autônomos como aqueles capazes de se mover e guiar a direção sem a interferência humana. Esses automóveis podem possuir um nível mínimo de controle de um motorista, como marcha e pedal, ou a autonomia total. A ideia é reduzir os acidentes por erros humanos.

Para que isso seja possível, uma série de ferramentas tecnológicas precisam ser usadas em conjunto. Câmera e sensores ajudam a identificar objetos e seres vivos e os programas de geolocalização fazem com que o veículo se mantenha no caminho.

Já a IA possui o papel de analisar essas informações e fazer com que o carro pare, aumente a velocidade, vire, entre outras decisões que precisam ser tomadas na estrada.

Já existem carros autônomos?

Sim. Já existem diferentes níveis de automóveis inteligentes, mesmo que a condução total ainda não tenha sido implementada. É possível encontrar carros que:

  • controlam a velocidade;
  • freiam;
  • mantém-se nas faixas por conta própria;
  • assumem o controle em engarrafamentos.

Quando teremos carros autônomos no Brasil?

No mercado brasileiro, também já existem carros com um certo nível de automação, permitindo a aceleração e frenagem automática. Porém, por uma questão legal, ainda não é possível saber quando as tecnologias mais avançadas chegarão no país.

Isso porque o artigo 28 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) institui que o motorista deve ter o controle integral do seu veículo. Então, só existirão carros autônomos no Brasil quando forem criadas leis para regular o seu uso, prevendo inclusive modificações nas ruas.

Quais são os carros autônomos disponíveis no mercado?

Surgiu a curiosidade de saber quais são os automóveis inteligentes que já são vendidos no Brasil? Separamos três modelos, explicando o nível da sua automação. Saiba mais a seguir!

Tesla Model 3

A Tesla é uma das precursoras no ramo de carros autônomos e, mesmo que essa não seja uma empresa muito conhecida no país, é impossível falar desse assunto sem citá-la. No Brasil, ela comercializa o Model 3, que possui um sensor que identifica objetos na pista, semáforos e buracos, além de ser capaz de se manter na faixa.

Mercedes-Benz Classe E

Esse é um dos modelos mais completos disponíveis no Brasil. O Mercedes-Benz Classe E é capaz de:

  • acelerar;
  • frear (com um modo automático para a identificação de pedestres);
  • controlar a direção;
  • permanecer na faixa;
  • estacionar no modo automático.

Audi A5

O Audi A5 é outro carro autônomo disponível no Brasil. Seus recursos, porém, são mais simples do que o dos outros exemplos apresentados. Ele é capaz apenas de se manter na faixa e apresenta frenagem automática.

Qual a sua opinião sobre a revolução dos automóveis? Concorda que é capaz de prevenir acidentes? Gostaria de ter um veículo inteligente? Conte nos comentários!