A assessoria de imprensa, também conhecida como agência de comunicação, ainda é muito importante no meio de comunicação. Uma ferramenta importante não só para jornalistas em busca de pautas, mas para empresas que desejam estar na mídia de forma orgânica.
Um dos trabalhos da assessoria de imprensa é intermediar o diálogo entre empresa e jornalistas dos meios de comunicação, para fortalecer marca e representar transparência do negócio, já que os jornalistas podem buscar por respostas para assuntos de interesse da sociedade.
Se você ainda não conhece esta ferramenta, veja o que é a assessoria de imprensa, porque ela deve ser usada pela sua empresa e seus benefícios!
Assessoria de imprensa: O que é?
A Assessoria de Imprensa é uma ferramenta da comunicação corporativa que tem como objetivo colocar a empresa na mídia de forma espontânea. Isso é feito, principalmente, por meio do contato entre o assessor com jornalistas de diferentes veículos.
Além de colocar a marca na mídia, outro trabalho da assessoria de imprensa é intermediar o diálogo entre empresa e meios de comunicação, evitando ruídos, marcando entrevistas, gerenciando crises etc.
Por que contar com uma assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é muito usada por grandes empresas, influenciadores digitais, artistas e até mesmo os pequenos negócios que querem estar na mídia mas não têm como investir em comerciais, anúncios etc. Conheça alguns pontos desse serviço fundamental para a sua empresa:
Sua empresa na mídia!
Melhor do que falar bem do próprio negócio, como na publicidade, são pessoas especializadas no assunto recomendando a marca. Com essa técnica, a Assessoria de Imprensa fortalece a imagem e gera credibilidade para empresas.
Esse trabalho é feito com a divulgação de releases e sugestão de fontes e pautas. Assim a assessoria oferece aos jornalistas informação qualificada que favoreça a marca e seja interessante para os veículos e seu público.
E o melhor de tudo, é um serviço gratuito, já que se trata de apenas uma sugestão. O assessor de imprensa deve montar uma material que seja atraente para que os jornalistas se interessem no assunto ou profissional.
Vender seu produto!
Se a empresa lança um produto que conta com diversos diferenciais em relação aos concorrentes, a novidade pode virar notícia e alcançar o público alvo por grandes meios de comunicação. A assessoria de imprensa busca transformar os diferenciais do produto em notícia, reforçando as informações positivas, colocando seu produto ou serviço em destaque na mídia e frente aos concorrentes.
Gerenciamento de crise
Em momentos difíceis, ter um bom relacionamento com a mídia é essencial. Um posicionamento, uma fala e situações pontuais podem abalar a imagem da empresa. Isso pode causar uma crise, afetando nas vendas e retorno financeiro da marca.
Nessas situações, a Assessoria de Imprensa entra em ação para reverter a situação. Assim uma falha não levará a imagem da empresa para o buraco. Os profissionais da área, irão traçar a melhor estratégia comunicativa para manter a credibilidade da marca.
Contato com jornalistas
Chamar a atenção dos jornalistas nas redações não é uma tarefa fácil! Ele recebem inúmeros e-mails diariamente e a maioria deles passam despercebidos e não são abertos ou até mesmo vão direto para a lixeira.
Neste momento, a assessoria de imprensa facilita este contato, pois já cultivou um relacionamento com os jornalistas. Além de utilizarem técnicas para chamarem a atenção deles por meio de títulos, textos, press releases pensados estrategicamente. Assim o seu conteúdo tem mais chances de sair em grandes veículos.
Orientação para os porta-vozes da empresa
Os porta-vozes da marca precisam estar preparados para se comunicar com os jornalistas, caso contrário as estratégias podem não funcionar e não renderem o quanto deveriam.
Orientar e treinar quem fala pela empresa é trabalho dos assessores. A Assessoria de imprensa deve acalmar o porta-voz que pode ficar nervoso com o contato e alinhar o tom que deverá ser dado à entrevista de acordo com a pauta e com os objetivos desejados.
Como contratar uma Assessoria de Imprensa
Como foi dito, este serviço é muito utilizado hoje em dia. Por isso, há diversas opções no mercado de empresas privadas, públicas e até mesmo ONGs que oferecem Assessoria de Imprensa.
Grandes empresas, pessoas físicas e negócios pequenos podem contar com a Assessoria de Imprensa. Isso pode ser feito contratando uma equipe interna para trabalharem diretamente na empresa ou por meio de uma agência terceirizada, opção mais comum e muitas vezes mais barata.