Tendências de marketing digital para 2022

As tendências de marketing digital para 2022 são bem conhecidas. O marketing na Web está em constante evolução. E, toda vez que um novo ano começa, os profissionais de marketing observam as tendências com um olhar atento. Principalmente hoje que, graças à pandemia, a web cuida da hospedagem de sites com a maioria das transações e oferece inúmeras oportunidades de crescimento e renda.

Então vamos descobrir juntos quais são as tendências de marketing digital para 2022. Acompanhe-nos nessa leitura interessante, vamos lá!

Principais tendências de marketing digital para 2022

“Nova” mídia social e conteúdo ao vivo

Mais do que novas mídias sociais, faz sentido falar de novas potencialidades oferecidas pelas plataformas existentes. Aliás, 2021 foi o ano da transmissão de vídeos ao vivo, razão pela qual redes sociais como o Twitch (plataforma de transmissão ao vivo que permite aos criadores de conteúdo interagir em tempo real com seu público) estão cada vez mais em voga, e não apenas para quem trabalha no mundo dos videogames (o setor para o qual nasceu).

O público da Twitch é predominantemente masculino, com idade média de 16 a 34 anos: se sua marca pretende atingir esse segmento, em 2022 considere incluir as mídias sociais em sua estratégia de marketing com transmissões lúdicas e conteúdo amigável.

Outra rede social a ser explorada em 2022 é o Clubhouse. Seu funcionamento é “por convite”: ao receber um convite você pode acessar as salas, onde são discutidos os mais diversos temas.

O que diferencia a rede social de todos os outros é o imediatismo: a conversa dura apenas quando a sala está aberta, com os participantes trocando mensagens de áudio. Se a postagem do seu blog funcionou excepcionalmente bem e aborda um tópico de interesse geral, tente abrir uma sala temática para testar o envolvimento do público.

Compras nas redes sociais

A importância do e-commerce já está consolidada, mas, dentre as tendências de marketing digital em 2022, uma se destaca acima de tudo: o uso das mídias sociais como canais de vendas.

Se antes o Instagram e o Facebook eram basicamente uma vitrine, e vários perfis vendiam por meio de mensagens diretas, desde que surgiu a oportunidade de criar lojas reais nas redes sociais, tudo mudou.

A capacidade de marcar produtos diretamente nas fotos e enviar o usuário de volta à página de compra do site com um simples clique fez com que o Instagram se tornasse um canal de vendas real.

Restrições de dados

Não é uma tendência, mas sim uma condição à qual em 2022 será bom se adaptar: a web será cada vez mais severa em termos de privacidade e processamento de dados, por isso é necessário que os profissionais de marketing inventem “alternativas” e soluções (a despedida dos cookies de terceiros pelo Google é adiada para 2023, mas acontecerá de qualquer maneira).

Alguma ideia? Verifique sua estratégia de coleta de dados e se comprometa a aprender mais sobre as necessidades e desejos dos consumidores – levará algum tempo, mas no final os resultados serão recompensados.

Teste diferentes formatos de anúncio para ver qual funciona melhor e colete os dados “proprietários” usando canais tradicionais, como convites para assinar o boletim informativo, concursos de mídia social ou formulários para preencher em sua loja.

Publicidade contextual

A publicidade contextual oferecerá outra oportunidade verdadeiramente significativa em 2022. E, portanto, a inserção da publicidade em contextos absolutamente adequados ao seu produto/serviço.

A plataforma mais utilizada é o Google AdSense: os proprietários de sites, blogs e e-commerce permitem inserir banners publicitários de empresas/marcas de acordo com seu conteúdo. Dessa forma, o usuário não se sente incomodado com sua visão, mas é mais provável que clique nela.

E-mails

Não pense que os e-mails são uma ferramenta do passado: em 2022 eles estão de volta entre as tendências do marketing digital.

No entanto, o e-mail marketing está destinado a mudar: Google (veja como fazer ligação pelo google), Microsoft e Yahoo estão trabalhando para categorizar cada vez mais os e-mails, antes mesmo de o usuário abri-los, e estão experimentando algoritmos capazes de identificar o que pode interessar e o que não interessa a cada destinatário.

Além disso, as comunicações serão cada vez mais interativas: terão botões animados, calls to action, imagens interativas, enquetes, etc. A vontade é, portanto, envolver cada vez mais o usuário que, hoje, não está mais disposto a se submeter ao marketing de forma passiva. E então, o que achou das tendências de marketing digital para 2022? Comente abaixo. Até a próxima