O WordPress se tornou um dos principais espaços para o desenvolvimento de sites. Inicialmente, surgiu como um blog, depois trouxe ferramentas que permitem desenvolver um site completo e entregar conteúdo de forma fácil e rápida.
No entanto, para garantir os acessos e conquistar clientes, além de otimizar site WordPress, esse espaço exige constante investimento em segurança e proteção. Confira dicas para fazer isso!
Mantenha o WordPress atualizado
Estratégia simples, mas que pode ser esquecida caso você não preste muita atenção às notificações recebidas. O WordPress deve estar sempre atualizado, afinal, o objetivo é oferecer mais segurança. Caso você opte por usar uma versão mais antiga, talvez esteja exposto a malwares e vírus.
A partir da versão 3.7, o próprio WordPress implementou um recurso de atualização automática, porém, funciona apenas em algumas áreas e pequenas atualizações de segurança. No geral, você é quem precisa ficar atento para fazer o upgrade manualmente.
Faça backups com frequência
Não é apenas uma invasão ou um vírus que pode destruir todas as informações do seu site. Afinal, perder itens importantes, como descrições de produtos e listas de clientes, não é nada fácil e recomeçar do zero pode ser bastante trabalhoso.
Por isso, procure fazer backups constantes de todas as informações. Até porque, caso aconteça algum erro que danifique o site, você consegue restaurá-lo para a versão anterior. Já diz o verso: é melhor prevenir do que remediar!
Use nomes de usuário e senha seguras
Nomes de usuário e senha devem ser informações únicas, nada de copiar algo que você usa em outro site. Pense em senhas que consiga memorizar, porém, fuja de padrões como 1234 ou datas de nascimento.
Seu e-mail dá acesso ao site? Opte por não o divulgar em qualquer lugar. Vale, inclusive, ter um e-mail exclusivo para acesso ao espaço. Além disso, não anote as senhas em seu dispositivo. Se precisar de um lembrete, use o velho e bom papel — e mantenha-o muito bem guardado.
Não utilize temas piratas no WordPress
O WordPress fornece alguns temas para construir seu site, porém, se resolver personalizar, tome cuidado para não cair nos temas piratas. O ideal é contratar um tema premium e sempre comprar, nunca baixar de sites secundários.
Primeiro, porque é ilegal baixar um tema pago de sites piratas. Segundo, pois você pode baixar algum malware junto e colocar o seu site em risco.
Tenha um certificado SSL
O certificado SSL é praticamente uma regra para quem deseja ter um site seguro. Ele protege não apenas o seu espaço, mas dá mais segurança para os visitantes. Inclusive, um site seguro é um dos critérios para conseguir um bom ranqueamento nos buscadores.
Para conseguir o certificado, é preciso entrar em contato com o seu servidor. Depois, é só usar um plugin do próprio WordPress, chamado Really Simple SSL, para aplicar o certificado.
Use a versão mais recente dos plugins
Não é apenas o WordPress que você precisa se preocupar em manter atualizado. Os plugins utilizados também devem estar em suas últimas versões. A ideia é a mesma de qualquer atualização, foram feitas correções em erros de segurança e outros problemas.
A versão antiga deixa de ter manutenção e, consequentemente, acaba deixando o site vulnerável aos ataques de hackers, vírus e malwares.
Use plugins de segurança do WordPress
Os plugins de segurança do WordPress também são importantes e vão te ajudar a manter seu site seguro. Existem várias opções que podem ser utilizadas, como o iThemes Security e o SecuPress.
O objetivo é proteger o seu site ainda mais e barrar tentativas de acesso não autorizadas, como invasões. Alguns plugins também bloqueiam redes maliciosas, analisam malwares e incluem a verificação em dois fatores.