É de conhecimento geral que a manutenção de um carro demanda cuidados periódicos, que na maioria das vezes são relacionados à checagem de alguns componentes do veículo.
Dentre esses componentes, podemos citar os pneus, que devem estar sempre bem calibrados, o óleo do motor e da caixa de marcha, que devem estar sempre no nível, e a água do radiador, que também deve estar “ok” sempre.
E por falar em água do radiador, podemos afirmar que esse é um dos componentes mais essenciais de um carro. Isso porque ela é parte vital do sistema de arrefecimento, sem o qual um automóvel não consegue funcionar.
Mas afinal, o que acontece se faltar água no radiador? Como funciona o sistema de arrefecimento do carro? Nos tópicos abaixo responderemos essas perguntas com maior profundidade. Confira!
Antes de qualquer coisa, entenda como funciona o sistema de arrefecimento de um carro
Para entender melhor como funciona o sistema de arrefecimento de um carro, é importante conhecer as peças que compõem esse sistema. São elas:
- Válvula termostática;
- Bomba d’água;
- Eletroventilador (ventoinha);
- Radiador;
- Reservatório de expansão com tampa pressurizada (por onde é adicionado o líquido de arrefecimento do veículo);
- Mangueiras de conexão;
- Conjunto de câmaras de água (ficam dentro do motor);
- Conjunto de sensores de temperatura.
Vale ressaltar que, a depender da marca e modelo do carro em questão, as peças do sistema de arrefecimento podem mudar, mas em geral ele é composto pelos itens listados acima.
Para que o sistema de arrefecimento de um carro funcione é necessário abastecer o reservatório de expansão com um líquido de arrefecimento (seja ele água limpa ou algum aditivo) que vai alimentar todo o sistema.
O líquido adicionado é então dividido entre uma parte que fica no radiador e outra que fica dentro do motor. Quando a água que está no motor fica quente demais, ela é lançada para o radiador, a fim de que seja resfriada.
Esse processo de movimentação da água é feito pela bomba d’água, que por sua vez é acionada pela válvula termostática e outros sensores de temperatura que são acionados quando a água do motor atinge 100ºC, aproximadamente.
Quando a água chega no radiador ela então é resfriada naturalmente, pelas correntes de ar que incidem na parte frontal do carro. Por esse motivo, o radiador fica instalado na parte da frente dos veículos, rente com o para-choque.
Caso não haja nenhuma corrente de vento na hora, a válvula termostática entende que a água não está sendo resfriada e então aciona o eletroventilador, popularmente chamado de ventoinha, que então “sopra” a água para que ela esfrie.
Por fim, quando a água está na temperatura ideal, a bomba d’água é acionada de novo para mandar a água de volta para dentro do motor, que precisa ter líquido na temperatura certa para ter pressão suficiente e assim gerar a combustão que faz o carro andar.
O que acontece se faltar água no radiador?
Em resumo, se faltar água no radiador o sistema de arrefecimento do carro para de funcionar, o que vai provocar um superaquecimento capaz de fundir as peças internas do motor e danificar gravemente o veículo.
Como vimos no tópico anterior, apesar das muitas peças que compõem o sistema de arrefecimento, sem a água ou o aditivo que é armazenado no reservatório e no radiador é impossível resfriar o motor corretamente.
Geralmente as situações que mais causam a falta de água no radiador são as seguintes:
- Quebradura do radiador, que pode acontecer em acidentes veiculares frontais;
- Rachaduras ou perfurações no reservatório de expansão ou nas mangueiras de conexão;
- Vazamentos provocados pelo desgaste;
- Dentre outros.
Além de todos esses fatores, vale dizer que se algum outro componente do sistema de arrefecimento, como válvula termostática, bomba d’água e eletroventilador, vier a falhar, o fluido de arrefecimento pode entrar em ebulição e simplesmente evaporar.
Afinal, para que haja o resfriamento do motor, a água do radiador precisa estar na temperatura certa, o que demanda o bom funcionamento dos outros componentes do sistema de arrefecimento. Por esses e outros motivos, é necessário estar atento a esse conjunto!
O que fazer se o carro esquentar?
Nos tópicos anteriores foram explicadas as situações nas quais um carro pode vir a “esquentar”, momento em que a temperatura interna do motor sobe tanto que acontece o derretimento dos seus componentes e a consequente fundição dessas peças.
Nesses casos, não há muito o que fazer. Os passos seguintes são buscar ajuda para rebocar o veículo e levá-lo até uma oficina mecânica onde o motor deve ser retirado para ser enviado até uma retífica ou simplesmente substituído por outro.
Em geral, esse tipo de serviço costuma sair muito caro, motivo pelo qual a expressão “fundir o motor” gera um frio na espinha de qualquer proprietário de veículo. Portanto, o ideal é mesmo evitar que a temperatura do carro suba exageradamente.
Para tanto, é necessário fazer manutenções periódicas e checar como estão os componentes do sistema de arrefecimento do carro. Isso porque, como vimos, se algum deles falhar, toda a composição pode ficar comprometida.
Indo nesse sentido, o ideal é acompanhar o nível da água no radiador periodicamente, pelo menos a cada dois dias. Esse nível pode ser conferido através do reservatório de expansão, que tem indicações de nível visíveis.
Por fim, vale a dica de, ao dirigir, ficar de olho no marcador de temperatura presente no painel do carro. Esse componente dá sinal caso alguma peça do sistema de arrefecimento falhe e o carro comece a esquentar. Essa é a melhor forma de evitar imprevistos desse tipo quando estiver dirigindo!