Marketing de desempenho: 4 etapas para publicidade online

Antes de mais nada, o esclarecimento básico: O que é marketing de performance? O marketing de desempenho refere-se a uma estratégia orientada a dados no marketing online que torna os resultados das medidas de marketing mensuráveis. 

Isso significa que o foco está nas interações mensuráveis ​​com o público-alvo de uma campanha, conhecidos como Indicadores Chave de Desempenho (KPIs). Todas as iniciativas de marketing podem ser alinhadas a esses KPIs, como taxa de cliques, taxa de conversão ou impressões. 

O objetivo do marketing de desempenho é, portanto, aumentar a eficiência das medidas de marketing individuais e adaptá-las continuamente. Como resultado, muitos novos clientes podem ser gerados e, ao mesmo tempo, um aumento na fidelidade do cliente também é possível.

O marketing de desempenho, por definição, não está necessariamente relacionado ao marketing online. No entanto, como se trata de registrar KPIs fixos, essa abordagem pode ser combinada quase exclusivamente com medidas de marketing online. 

O marketing de desempenho oferece ferramentas na forma de ferramentas de rastreamento, como o Google Analytics, que registram completamente o uso e os dados do usuário.

Guia de Marketing de Desempenho – 4 Passos para o Sucesso

Se você deseja usar o marketing de desempenho, precisa de um plano concreto para tornar todos os KPIs mensuráveis ​​e, finalmente, levar ao sucesso. As instruções a seguir mostram como o desempenho no marketing online pode ser melhorado passo a passo:

1. Determinar os objetivos do marketing de desempenho 

Para melhorar o desempenho, primeiro deve haver metas fixas que as medidas de marketing devem alcançar. É importante sempre usar valores mensuráveis, caso contrário a avaliação será difícil. 

Por exemplo, uma meta pode ser gerar 10.000 visitantes do site ou 100 assinantes de newsletters em um mês. Em geral, esses objetivos dependem de sua própria orientação e também podem ser ajustados repetidamente. As seguintes áreas são possíveis:

  • Objetivos da campanha: aumentar o tráfego, aumentar os assinantes, maximizar os participantes
  • Objetivos corporativos: manter ou aumentar a participação de mercado, enfraquecer os concorrentes
  • Objetivos de retenção de clientes: aumentar a retenção de clientes, aumentar a fidelidade do cliente

Faz sentido começar com objetivos menores para poder avaliar a situação geral. Além disso, alguns objetivos no início são melhores do que tentar alcançar vários sucessos ao mesmo tempo.

2. Seleciona os instrumentos de marketing de performance 

Para que os objetivos desejados possam realmente ser implementados, existem diversos instrumentos no marketing de performance que são atribuídos ao marketing online. 

Também aqui é importante que esses instrumentos contenham vários KPIs mensuráveis ​​para facilitar a avaliação. Os seguintes instrumentos são particularmente populares:

Publicidade em mecanismos de pesquisa (SEA)

Com a publicidade em mecanismos de busca (SEA), anúncios pagos são criados em mecanismos de busca para marketing de desempenho, que se destinam a aumentar o ranking de um site ou o reconhecimento da marca em geral. 

Por exemplo, a taxa de cliques (CTR), que descreve a taxa de cliques em um anúncio, pode ser usada como um KPI. Ou o custo por clique (CPC), ou seja, os custos fixos de um clique em um anúncio. Com estes números-chave é possível determinar a eficácia das medidas publicitárias e quão altos são os custos.

Otimização para mecanismos de busca (SEO)

A otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) também deve melhorar as classificações dentro de um mecanismo de pesquisa. No entanto, não se trata de anúncios pagos, mas sim de várias medidas para que o respetivo motor de busca avalie melhor um site e o exiba mais alto nos resultados da pesquisa. 

Por exemplo, sites são projetados para serem amigáveis ​​aos mecanismos de busca ou palavras- chave vantajosas usadas nos textos. As classificações de palavras-chave ou o número de backlinks são, portanto, úteis como KPIs. Porque no marketing de desempenho pode-se determinar rapidamente se as medidas de SEO são bem-sucedidas.

Marketing de mídia social

Nos últimos anos, as redes sociais tornaram-se cada vez mais importantes no marketing online, razão pela qual não devem faltar como instrumento no marketing de performance. Nesse caso, você pode criar seus próprios perfis, que podem ser usados ​​para se comunicar com os usuários para construir sua própria comunidade. 

Anúncios pagos, como os anúncios do Facebook, também são muito populares aqui. Portanto, os números de cliques dos anúncios são adequados como KPIs, mas também o crescimento da rede e, portanto, o número de seguidores ou curtidas e compartilhamentos nessa área.

Exibição de publicidade

A publicidade gráfica inclui anúncios gráficos em sites externos. Isso significa, por exemplo, que existem banners publicitários de sapatos femininos modernos em sites externos. Em geral, essa medida se presta a sites externos que são particularmente populares entre o grupo-alvo, como blogs. 

As impressões de anúncios são particularmente populares como um KPI. Porque eles determinam com que frequência um anúncio foi potencialmente visualizado por um usuário. Mas a taxa de cliques também é frequentemente usada como um KPI.

Marketing de email

Como o termo sugere, esta ferramenta de marketing de desempenho tem tudo a ver com o envio de e- mails. Isso inclui ofertas, e-mails de feedback, lembretes ou boletins informativos. Em princípio, os clientes podem ser informados sobre todas as últimas notícias a partir de uma lista de distribuição de e-mail. 

3. Controlar as medidas 

Agora, os instrumentos do marketing de performance são fixos. Isso também significa que o controle das atividades de marketing começará agora. Porque agora as medidas de publicidade estão começando e os KPIs individuais já podem ser avaliados. 

Para verificar esse efeito, existem diversas ferramentas e auxílios que facilitam a análise. Isso inclui, por exemplo, o Google Analytics, pois nele você pode ver a quantidade de cliques em seu próprio site ou se um artigo foi comprado diretamente após clicar em um anúncio.

Por outro lado, se você quiser ficar de olho nas suas medidas de SEO, pode usar ferramentas como o Sistrix. Não apenas todos os backlinks podem ser visualizados, mas você também pode, por exemplo, rastrear palavras-chave específicas ou analisar as palavras-chave da concorrência. 

Existem também alguns programas práticos para marketing de mídia social, como Hootsuite ou Later. No entanto, muitas dessas ferramentas de análise são gratuitas apenas na versão de teste ou com funções básicas.

4. Comece a otimizar o desempenho 

Depois de avaliar os dados, fica claro onde o desempenho em marketing online já está funcionando bem e onde não funciona. Além disso, pode-se verificar se as metas previamente definidas para a taxa de conversão, tráfego ou novos registros podem ser alcançadas. 

Mas também quão altos são os custos para os objetivos alcançados e quão significativos eles são em relação ao benefício. Porque se, por exemplo, um anúncio no Google recebe 1.000 cliques, mas o cliente compra um produto apenas 30 vezes no site, isso é uma análise do processo de compra importante. 

Existem elementos de call to action suficientes no site? Os textos são significativos? Neste ponto, começa a otimização do marketing de performance, que inclui todos os processos e cujo sucesso pode ser medido novamente.

Os benefícios do marketing de desempenho

Qualquer pessoa que opte pelo marketing de performance pode se beneficiar das seguintes vantagens:

  • Os resultados mensuráveis ​​permitem análises detalhadas de quão bem uma medida publicitária funciona.
  • Todas as medidas de otimização têm um objetivo específico.
  • Anúncios e medidas podem ser usados ​​de forma flexível e podem ser alterados a curto prazo.
  • Os custos são fáceis de controlar, pois as medidas de publicidade podem ser rapidamente desativadas se falharem.