Imunidade no inverno: mantendo a saúde em diferentes condições climáticas

Com a chegada dos dias frios, também chegam as temidas “doenças do inverno”, como as gripes e os resfriados. Para manter a temperatura mais agradável, vale a pena ter um ar-condicionado split com função de aquecimento, garantindo mais conforto.

Além de se proteger das temperaturas mais geladas, como fazer para ter mais imunidade e se ver livre das doenças nesse período? Confira algumas dicas para isso!

6 dicas para melhorar a imunidade no inverno

A imunidade do organismo é a capacidade que ele tem de combater microrganismos intrusos que causam doenças, como os vírus e as bactérias. Com uma maior quantidade de microrganismos no ar, vale a pena seguir dicas para turbinar a imunidade e viver mais saudável.

1.   Alimentação equilibrada

A alimentação é o combustível no nosso corpo e é a partir dela que conseguimos todos os nutrientes necessários para mantê-lo saudável, e isso inclui o sistema imunológico. Por isso, quem quer ter uma boa imunidade não pode deixar de lado esse cuidado.

O ideal é ter uma alimentação que seja equilibrada, com todos os grupos alimentares (proteínas, carboidratos e gorduras), além de diversificada, com frutas, verduras e legumes.

Além disso, é importante dar mais atenção à vitamina C, uma das mais importantes quando falamos sobre estímulo à imunidade do corpo. Frutas como laranja, limão, acerola e ameixas são ricas nessa vitamina.

2.   Mantenha-se hidratado

Por conta das baixas temperaturas, muita gente acaba diminuindo a quantidade de água consumida durante o inverno, e isso é um prato cheio para que a imunidade fique mais baixa, deixando o organismo suscetível a vírus e bactérias.

Isso porque a água é fundamental para o funcionamento de todos os órgãos do corpo, incluindo a produção de anticorpos e a distribuição deles pelo sistema linfático para que combatam inflamações e outros problemas.

Portanto, o ideal é manter o consumo de água de, em média, 2 litros por dia para uma pessoa adulta não apenas no inverno, mas todos os dias.

3.   Mantenha uma rotina de exercícios físicos

Os exercícios físicos também são um hábito ótimo para saúde em geral, pois faz bem tanto para o físico quanto para o mental. Um corpo acostumado a fazer exercícios consegue se recuperar melhor das doenças e está mais forte para enfrentá-las.

Além disso, depois de mexer o corpo são liberados hormônios importantes para o organismo, incluindo o bom funcionamento do sistema linfático e o aumento da imunidade. Por isso, mantenha uma rotina de exercícios mesmo no inverno e durante todo o ano.

4.   Durma bem

O sono é o melhor restaurador, de acordo com a própria ciência. É durante essas horas de descanso que o corpo se recupera do dia, física e mentalmente. Afinal, o organismo está focado apenas nisso e toda a energia gasta nesse momento está focada nessa restauração.

Isso é muito importante para a imunidade, pois os anticorpos conseguem agir ainda melhor quando dormimos, já que as outras funções do corpo estão menos ativas. Por isso, dormir bem é tão importante para manter a saúde em dia.

Para melhorar a qualidade do seu sono, considere ter uma rotina antes de dormir que prepare seu cérebro para o descanso, como usar luzes mais baixas, ler um livro e ficar longe das telas.

5.   Mantenha a higiene pessoal em dia

Lavar bem as mãos e o corpo depois de chegar da rua, bem como trocar de roupa e tirar o sapato ao chegar em casa, são alguns hábitos de higiene que podem ajudar a manter os vírus e as bactérias do lado de fora do seu lar.

A higiene, principalmente das mãos, é muito importante para evitar a transmissão de doenças por microrganismos, como gripes e resfriados. Crie esse hábito para melhorar sua imunidade.

6.   Exposição ao sol

A exposição ao sol ajuda na produção de vitamina D, que desempenha um papel importante para o sistema imunológico. Mesmo com a radiação menor durante o inverno, é importante se expor pelo menos alguns minutos por dia. Isso é importante durante todo o ano, não apenas no inverno, e faz ainda mais diferença no tempo frio, pois temos a tendência de ficar sempre dentro de casa por causa das temperaturas mais baixas.