Guia das pistas de Fórmula 1: quais as melhores e as mais desafiadoras?

Sediando provas no mundo todo, a Fórmula 1 é uma tradicional categoria do automobilismo, com mais de 70 anos de existência. Ao longo das décadas, ela conquistou o coração de milhões de pessoas, que se deslumbram com os riscos que os pilotos tomam ao disputar provas em carros a 300 km/h.

E nesta história, houve inúmeras provas em circuitos desafiadores. Nenhum deles chega a ser tão inusitado quanto uma pista Hot Wheels, mas também proporcionam emoção ao extremo. Abaixo, conheça um pouco mais sobre os circuitos mais famosos da categoria.

Monza (Itália)

O GP de Monza, na Itália, é considerado o templo da velocidade. Ele fica na cidade de mesmo nome, a cerca de 20 km de Milão, na região da Lombardia. Com quase 5.800 metros de extensão, o circuito é caracterizado por longas retas e pela velocidade alta durante toda a volta. Em 2020, o britânico Lewis Hamilton estabeleceu o recorde da modalidade ao fazer uma volta com média de velocidade de 264,3 km/h.

O circuito foi criado em 1922, quando começou a sediar corridas de carro, e foi usado pela Fórmula 1 desde sua fundação, em 1950, ficando de fora apenas do calendário de 1980. Os maiores vencedores desta prova são os dois pilotos heptacampeões da categoria, Lewis Hamilton e Michael Schumacher, com cinco vitórias cada.

Silverstone (Reino Unido)

Se Monza é o circuito mais rápido, Silverstone, na Inglaterra, pode ser considerada a casa da Fórmula 1. Ela fica a cerca de 20 km de Northampton, aproximadamente duas horas ao norte de Londres. Uma curiosidade: perto do local da prova, estão as fábricas de várias das equipes, como McLaren, Aston Martin e Mercedes.

Antigamente, Silverstone era um campo de aviação, utilizado, inclusive, na Segunda Guerra Mundial, porém tornou-se um circuito de corrida ainda em 1947. Com 18 curvas e 5.900 metros de extensão, ele é notório por receber não apenas a Fórmula 1, mas também provas de motociclismo e outras categorias. O maior vencedor é Lewis Hamilton, que ergueu o troféu de 1º lugar diante da sua torcida impressionantes oito vezes.

Spa-Francorchamps (Bélgica)

Spa-Francorchamps, na Bélgica (a 154 km de Bruxelas), carrega o título de ser o circuito mais longo do calendário. Ele tem 7 km de extensão, fazendo com que os carros demorem quase 2 minutos para dar uma volta completa. Além de ser muito bonito, ele se destaca por ser um dos mais desafiadores para os pilotos — aliás, característica que faz com que ele seja um dos queridinhos entre eles.

Isso acontece porque o circuito, que tem 20 curvas, mistura retas longas com uma sequência de curvas que exigem concentração e precisão dos pilotos. Seu maior charme é a Eau Rouge, a curva mais perigosa do calendário: ela é feita em uma subida de 41 metros, com os carros chegando aos 300 km/h para executá-la. Michael Schumacher foi quem mais venceu nele, em seis oportunidades.

Suzuka (Japão)

Outra pista queridinha pelos pilotos e fãs é Suzuka, no Japão. Localizado a 370 km de Tóquio, é mais um circuito desafiador, tendo uma das maiores seções de freadas da categoria, além de curvas de alta e retas que permitem disputas emocionantes. Inclusive, a pista foi palco de momentos históricos do esporte, como o título do inglês James Hunt em 1976 (por 1 ponto sobre o austríaco Niki Lauda).

Também presenciou disputas de tirar o fôlego entre o francês Alain Prost e o brasileiro Ayrton Senna, que colidiram em duas oportunidades: 1989 e 1990, com cada um sendo campeão por lá uma vez, respectivamente. O traçado japonês é conhecido por coroar campeões, sendo o palco de 12 títulos na categoria, incluindo o primeiro título de Senna, em 1988, e, mais recentemente, o do bicampeonato do holandês Max Verstappen, em 2022.

Interlagos (Brasil)

Claro que essa lista não estaria completa sem o Autódromo José Carlos Pace, conhecido como Interlagos, que fica em São Paulo. Na Fórmula 1 de maneira ininterrupta desde 1990, é uma pista que mistura velocidade com algumas curvas de baixa e tem uma das voltas com duração mais curta entre todas. Outra curiosidade é que, ao contrário da grande maioria dos circuitos, a corrida aqui é disputada no sentido anti-horário.

O nome Interlagos se deve ao fato do circuito ficar localizado entre dois lagos artificiais: Guarapiranga e Billings. Um dos motivos que faz com que ele seja adorado pelos fãs do esporte é a imprevisibilidade do clima. As chuvas costumam acontecer quando a prova é disputada, em novembro, e trazem um elemento de desafio a mais para os pilotos. Michael Schumacher também é o maior vencedor neste circuito, tendo quatro vitórias.

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