A anemia é uma condição muito comum e atinge pessoas de todas as idades. E para combater esse problema, é preciso montar uma estratégia alimentar eficiente para aumentar a absorção de nutrientes fundamentais para tratar a anemia. A doença afeta bastante a qualidade de vida, já que traz consigo sintomas como fadiga excessiva, tonturas e falta de apetite.
Na maioria dos casos, a anemia se dá por conta da deficiência de ferro. Aqui, vamos te explicar por que comer alimentos ricos em ferro, vitamina C, consumir sucos saudáveis e diminuir o consumo de alimentos com cálcio pode acelerar o tratamento da anemia.
Confira nossas dicas para implementar uma boa estratégia alimentar para combater a anemia:
Adote uma dieta rica em ferro
Uma das principais dicas alimentares para tratar a anemia é adotar uma dieta rica em ferro. Durante o período da anemia, inclua alimentos como feijão, beterraba, frango, carne, bovina e ovos na alimentação. A dica é inserir esses alimentos em todas as suas refeições para maximizar a absorção de ferro no corpo.
Você pode, por exemplo, fazer uma omelete ou tapioca com ovo no café da manhã, comer uma carne grelhada ou filé de frango no almoço e adicionar bastante feijão e beterraba no prato.
Aumente o consumo de vitamina C
A vitamina C contribui indiretamente no combate da anemia. Isso acontece porque alimentos ricos em vitamina C ajudam o nosso corpo na absorção de ferro. Então, comer frutas como a laranja, abacaxi, maçã e morango. O ideal é que se consuma as frutas in natura, mas se não estiver acostumado pode consumir o suco ou a vitamina.
Tome sucos cítricos antes das refeições
As frutas ácidas são muito indicadas no tratamento da anemia. E uma boa estratégia de alimentação é tomar um copo de suco cítrico de limão ou laranja antes das refeições. Isso vai ajudar bastante a aumentar a absorção de ferro no corpo em refeições como o almoço e o jantar.
Coma mais alimentos ricos em vitamina B12
A anemia não acontece somente por deficiência de ferro, mas também está ligada à falta de outros nutrientes importantes, como a vitamina B12, também conhecida como ácido fólico. Então, uma boa dica é incluir alimentos em vitamina B12, como fígado, brócolis, couve e outros vegetais de folha escura nas refeições do dia a dia.
Monte uma boa combinação de alimentos
Outra excelente estratégia alimentar é montar uma boa combinação de alimentos ricos em nutrientes fundamentais para enfrentar a anemia. O feijão, por exemplo, pode ser servido com couve-flor e carne grelhada. Se você não tem o hábito de comer legumes e verduras, pode apostar no caldo de feijão com couve e brócolis para facilitar o consumo na sua rotina.
Diminua o consumo de cálcio
O consumo de cálcio deve ser diminuído ou cortado no período de tratamento da anemia. Para entender melhor, quando ingeridos juntos, alimentos ricos em cálcio e ferro acabam atrapalhando a absorção dos nutrientes. Se você toma um copo de leite antes ou depois de comer uma tapioca de ovo, por exemplo, prejudica a absorção de ferro e vitamina B12 presente no ovo.
Por isso, a dica é evitar o consumo de laticínios, como queijo e derivados, iogurte e leite durante o tratamento da anemia. Assim, você fortalece o seu sistema imunológico, focando na maior absorção de ferro.
Evite a cafeína
Outra grande vilã no combate à anemia é a cafeína, que também dificulta a absorção de ferro no organismo. Por isso, a dica é tirar café e chás da sua dieta enquanto estiver enfrentando o problema. Isso vai fortalecer o seu sistema imunológico.
Com as dicas do nosso portal, você poderá montar estratégias alimentares eficientes para tratar a anemia e acelerar a sua recuperação. Pensar num cardápio voltado para entregar ao corpo os nutrientes de que ele precisa para enfrentar essa condição é a peça-chave para ficar bom mais rápido.