Como Aprender Educação Financeira

A educação financeira no Brasil tem se tornado cada vez mais popular e está abrangendo cada vez mais classes sociais em todo o Brasil. A educação financeira antigamente era voltada para um seleto grupo de classes sociais (A e B) e poucas pessoas tinham informações valiosas, mas, com o passar do tempo, a educação financeira está em todos os lugares. Hoje, facilmente você encontra na internet basicamente tudo sobre educação financeira. Basta procurar no próprio Google que você irá encontrar centenas de artigos relacionados a finanças, desde sites bem antigos com informações um pouco desatualizadas, desde sites repletos de informações frescas e atualizadas. Também podemos encontrar facilmente no youtube canais relacionados a educação financeira. No Brasil temos como destaque alguns canais que possuem milhões de inscritos, como por exemplo o canal do Thiago Nigro (também conhecido como Primo Rico), o canal Me Poupe (da Nathalia Arcuri), ou até mesmo o canal Economista da Mirna Borges que por sinal são excelentes canais sobre educação financeira.

Nos dias de hoje, estamos sofrendo o oposto do que as pessoas sofriam antigamente. Há 20 anos atrás era complicado encontrar informações valiosas, pois, essas informações como dito acima eram distribuídas apenas para um seleto grupo de classes. Já hoje estamos sofrendo a “overdose de informação” que basicamente é o excesso de informação encontrada. Basicamente, você fica perdido as vezes de tantas informações encontradas e, por isso, decidimos criar esse artigo sobre como aprender educação financeira da maneira correta, pois, caso não saiba, o mercado de educação financeira é repleto de “categorias” diferenças. Você pode aprender desde renda fixa, renda variável, criptomoedas e score financeiro assim por diante

.

Renda Fixa

Quando falamos de renda fixa, estamos falando de títulos de governos (basicamente estamos investindo/emprestando dinheiro para o governo, os mais conhecidos são: CDBs, LCIs, LCAs, LCIs. O que você precisa saber sobre a renda fixa é que ela é um tipo de investimento mais conservador, ou seja, mais seguro. É ideal para investidores que não queiram correr tanto risco. Caso você seja esse tipo de investidor, recomendo assistir o canal da Nathalia Arcuri do Me Poupe, ela é especialista em renda fixa.

Renda Variável

Quando falamos de renda variável, estamos basicamente falando de ações financeiras, ou seja, de empresas privadas listadas na bolsa de valores. Basicamente, aqui quando viramos investidores dessas empresas, estamos nos tornando sócios, ou seja, estamos comprando um “pedaço” da empresa. Vale ressaltar que aqui é um tipo de investimento mais avançado e arriscado, pois o mercado flutua para cima e para baixo. É ideal para investidores que gostam um pouco mais de adrenalina. Caso você seja esse tipo de investidor, recomendo assistir o canal do Thiago Nigro, também conhecido como Primo Rico.

Criptomoedas

Quando falamos do mercado de criptomoedas, encontramos de tudo. Mas, o que você precisa saber de fato é que o mercado é extremamente volátil, ou seja, excelente para ganhar dinheiro mas para perder também. Esse mercado requer um pouco mais de estudo, ou seja, para pessoas avançadas que gostam de correr um risco maior, aliás, bem maior. Se você é esse tipo de investidor, provavelmente você irá se identificar no mercado de criptomoedas. Vale ressaltar também que infelizmente no mercado de criptomoedas existem várias fraudes, golpistas e empresas que prometem ganhos fixos. Mas, se você topar com algum tipo de promessa fixa em criptomoedas, corra que é golpe.

Score Financeiro

Antes de você ingressar em qualquer um desses mercados mencionados acima (renda fixa, renda variável ou criptomoedas) é importante mencionar que ambos os mercados dão dinheiro, mas, que acima de tudo devemos organizar nossa vida financeira primeiro. Não adianta você querer entrar nesse mercado querendo ganhar dinheiro sendo que sua vida financeira está uma bagunça. Se você possui alguma dívida, quite a primeira. Se você está com contas atrasadas, regularize-as. Digo isso, pois no mercado financeiro precisamos ter um “psicológico em dia”, pois quando falamos de dinheiro é necessário ter um psicológico em dia.

Então, não adianta você querer começar no mercado com dívidas, devendo para amigos e parentes, score baixo e assim por diante. Recomendo quitar as suas dívidas primeiro, ter um score financeiro bom (caso queira aprender um truque para aumentar score separei um artigo falando disso), regularizar todas as pendências e aí sim ingressar nesse mercado maravilhoso chamado mercado financeiro.

Enfim, espero que tenham gostado do artigo. Curta, compartilhe e comente caso tenha ficado alguma dúvida até a próxima.