Fotografia de alimentos: o que é e por que pode ajudar seu restaurante?

Você provavelmente já deve ter visto fotografia de alimentos e ter se encantado com o que estava vendo. Esse é apenas um dos benefícios que esse tipo de foto proporciona para restaurantes. 

Com tantas opções de negócios disponíveis no mercado, especialmente quando se trata do ramo de restaurantes, conquistam mais clientes aqueles negócios que conseguem chamar a atenção do seu público-alvo.

Uma boa fotografia de alimentos é capaz não somente de chamar a atenção das pessoas, mas também de despertar o desejo nelas. 

Com isso, pode parecer para muitos que fotografar um prato de massa ou sobremesa não é tão difícil, e você mesmo pode tirar as fotos. 

No entanto, as fotografias profissionais são significativamente diferentes do que você faz sozinho. 

A câmera do seu telefone ou câmera amadora não o ajudará a obter imagens de alta qualidade, pelo menos não igual as que um profissional conseguirá. 

Não apenas o conhecimento sobre a filmagem é importante, mas também o equipamento fotográfico profissional. Você precisa de iluminação especial, lentes de qualidade, habilidades para trabalhar com eles e, claro, gosto artístico.

Quer saber mais sobre fotografia de alimentos e por que elas podem ajudar seu restaurante? Continue a leitura e descubra! 

Motivos pelos quais fotografia de alimentos ajudam restaurantes

Sem mais delongas, aqui está uma lista com alguns dos principais motivos pelos quais fotografias de alimentos conseguem ajudar restaurantes. 

1. Construção de marca

Um fotógrafo também é um especialista em branding. Eles poderão criar imagens coesas que serão facilmente identificadas como sendo do seu restaurante.

Quando as pessoas acessam o Instagram e o Facebook rapidamente, rolando o feed, é importante que suas imagens se destaquem e sejam facilmente reconhecíveis.

2. Cria uma boa primeira impressão

Como mencionado anteriormente, as pessoas utilizam as mídias sociais sem pensar. Suas postagens precisam chamar a atenção dos usuários e fazê-los querer experimentar sua comida. 

Uma imagem escura e levemente desfocada tirada na iluminação normal do seu restaurante não fará isso. 

Um fotógrafo pode iluminar adequadamente a cena, estilizar a comida e editar a imagem para fazer com que as pessoas queiram provar os pratos do restaurante. 

3. Manter a consistência gera melhores resultados

Se você construir um relacionamento com seu fotógrafo, eles saberão as especificações sobre o seu negócio e saberão exatamente o que você está procurando antes mesmo de cada sessão começar. 

Eles são consistentes em seu trabalho, o que acaba levando seu site e mídia social a ter uma aparência profissional.

4. O marketing é altamente visual

Imagine isto: você está na Itália, mas não fala o idioma italiano. Você está tentando encontrar um restaurante para jantar e pesquisa “restaurantes perto de mim” no Google. 

Você é levado ao Yelp e a primeira listagem tem imagens incríveis de suas massas e vinhos. Você decide ir até lá, apesar de não conseguir ler nada sobre o restaurante. 

Sua decisão foi baseada apenas na aparência da comida, não nos ingredientes dos pratos, nas comodidades do restaurante ou em quaisquer promoções que aconteceriam naquela noite. 

Portanto, boas fotografias de alimentos são uma excelente ferramenta de marketing, capaz de atrair muitos clientes para restaurantes. 

5. Uma boa fotografia é ótima para SEO

Quando uma foto acompanha um artigo ou uma postagem de blog, as pessoas estão mais dispostas a lê-la. 

Quando você usa imagens em seu conteúdo, é mais provável que as pessoas se lembrem do que leram, ouviram ou viram. 

Isso inclui em seus boletins informativos, nas mídias sociais, no seu site e assim por diante. O uso de imagens também leva a mais tráfego, mas, novamente, isso pressupõe que você tenha uma fotografia atraente para começar.

Portanto, o uso de imagens de qualidade também é muito importante para o SEO (otimização de sites). 

Conclusão

A fotografia conta uma história, e essa história é importante para o seu restaurante. Onde seu negócio começou, os ingredientes que você usa e, finalmente, a comida que você serve aos seus convidados podem ser capturados em imagens atraentes.

No entanto, tirar essas fotos pode ser um grande desafio. Portanto, se possível, busque por um fotógrafo profissional de alimentos e veja a história do seu negócio ganhar vida.