Inteligência artificial: qual a sua história na indústria?

A inteligência artificial na indústria sempre foi algo almejado pela ciência da computação, desde quando os computadores começaram a ser projetados e criaram autonomia operacional para ajudar os seres humanos nas mais variadas necessidades.

A intenção era criar uma rede de computadores que fosse capaz de:

  • Aumentar a velocidade de produção das máquinas;
  • Diminuir o número de erros;
  • Diminuir o desperdício de matéria-prima;
  • Diminuir os custos de mão de obra;
  • Aumentar a eficiência produtiva.

Vamos falar um pouco mais sobre como tudo começou e os pontos altos da evolução da inteligência artificial na indústria, que é a grande responsável pela produção de conectores elétricos e bens de consumo para nossa sociedade. Gostou do tema? Então venha conosco e confira. 

A inteligência artificial e o desenvolvimento industrial

A inteligência artificial conforme vemos hoje, não aparenta tanto ser o que aconteceu no começo, mas há sim, similaridades que devem ser levadas em questão. 

O britânico Alan Turing foi um dos grandes engenheiros da computação em toda a humanidade e suas descobertas foram preponderantes para a evolução dos sistemas de computadores.

Seu desenvolvimento focou em analisar se seria possível em uma conversa escrita, a máquina se passar por um ser humano. Seus estudos foram inclusive utilizados para traçar algumas das estratégias de vitória da Segunda Guerra Mundial.

Em consequência as suas descobertas e agregando informação para outros técnicos, como os pesquisados Arthur Samuel, Marvin Minsky, John McCarthy, Allen Newell e Herbert A., em 1956, foi investido a fundação de um campo para estudo da IA, dando início a estudos que um dia facilitariam a produção de diversos bens de consumo, como automóveis, forno elétrico de embutir, geladeiras e similares.  

A revolução da indústria e a chegada do Machine Learning

A indústria foi-se desenvolvendo por etapas durante as décadas, logo, com o tempo de sua evolução, foi denominado as eras da tecnologia na indústria, como a Indústria 1.0, indústria 2.0 e assim por diante.

A indústria 4.0 chegou ao mercado em 2011 e provocou uma verdadeira revolução no sinônimo de produzir com inteligência artificial. Isso porque ela apresentou consigo, um sistema otimizado chamado de Machine Learning.

Esse sistema é nada menos do que o aprendizado automático. Seria uma espécie de máquina aprendendo com seus próprios erros e chegando a perfeição operacional.

Os sistemas são aprimorados e eles contêm um big data que pode armazenar centenas de dados. Graças a implementação dessa tecnologia, outros pontos do comércio puderam ser desenvolvidos com mais facilidade, como softwares de gestão, sistema de comando de voz, sistemas de segurança e algoritmos inteligentes que iniciaram a indústria e o comércio de ações efetivas e agilizadas.

Logo, se você faz uso de um sistema de gestão para uma empresa que vende tendas para eventos, por exemplo, veio graças a essa tecnologia que revolucionou a indústria e nos concedeu uma nova forma de operar, atender e produzir com eficiência e automação.

Esperamos que esse texto tenha explicado como aconteceu a evolução industrial com o uso da inteligência artificial. Se gostou do conteúdo compartilhe em suas redes sociais e nos acompanhe para mais matérias do tipo.