Existem algumas possibilidades para estar realizando ou procurando por um tratamento odontológico, e os mais óbvios e comuns são descuido com a higiene bucal em algum momento da vida ou o fator hereditário, responsável por acometer diversas pessoas com doenças periodontais.
Evidentemente nenhuma pessoa acorda com vontade de realizar algum procedimento odontológico (que não seja estético), e caso necessitem muito, desejam encerrá-lo o mais rápido possível.
Além do famoso “medo de dentista”, enraizado lá no século XX, com a ideia de que esses profissionais apenas arrancavam dentes sem mais nem menos, há também o fator cultural, que “repassa” a medicina corretiva e não preventiva.
O que isso significa? Bom, as pessoas não visitam o consultório regularmente a fim de prevenir doenças e infecções e acabam buscando por auxílio profissional apenas quando a única solução é a correção, ou seja, tratamentos que podem ser longos.
Considerando esse cenário (que não é o ideal), o que fazer para acelerar o seu tratamento odontológico? Veja agora!
O tratamentos odontológicos mais comuns
Antes de tudo, nada exclui a necessidade de ter um convênio odontológico e visitar um dentista pelo menos semestralmente (ou conforme orientação profissional).
Isso porque, idas regulares ao consultório só trarão benefícios a você e sua saúde como um todo, não apenas bucal.
Além disso, hoje existem convênios odontológicos por preços relativamente baixos, o que facilita ainda mais sua a vida, já que você pode consultar-se sempre que houver necessidade como emergências sem pagar a mais por isso.
A partir desse breve resumo, os tratamentos mais comuns e que convênios costumam cobrir são:
Ortodontia
Talvez você não conheça pelo nome técnico, mas já viu alguém de aparelho ortodôntico por aí.
A ortodontia é um tratamento que traz muitos benefícios à saúde, pois corrige a posição dos dentes na arcada dentária e além de melhorá-los esteticamente, seu caráter é extremamente funcional.
Os aparelhos geralmente são móveis e fixos e o tratamento costuma durar de 2 a 3 anos ou conforme especificidades de cada caso e recomendação profissional.
Os benefícios da ortodontia são:
- Dentes alinhados;
- Melhora na mastigação;
- Melhora na dicção;
- Maior facilidade para respirar;
- Estética.
A boa notícia é que plano odontológico preços acessíveis costumam cobrir o tratamento ortodôntico.
Clínico geral
Limpezas, remoção de tártaro, obturações, reconstruções dentárias e outros procedimentos, competem ao clínico geral, que ajuda a manter a boa saúde bucal e evita que problemas futuros apareçam.
O tratamento é muito buscado também em casos de emergência, como a própria reconstrução dentária.
Periodontia
Você vai ouvir falar desse tratamento quando o assunto for gengivas, entretanto ele engloba todos os tecidos que promovem a fixação dos dentes.
Gengivite e periodontite infelizmente são bastante comuns nos consultórios, já que neste caso o fator hereditário pesa muito.
Endodontia
Lá vem o motorzinho… deu agonia? Pois é, esse procedimento conhecido popularmente como tratamento de canal é o terror de quase todos os pacientes e recorrente nos consultórios odontológicos.
A endodontia trata de doenças e lesões na polpa e na raiz do dente, quadro que pode ser muito doloroso para o paciente.
As alterações desses tecidos culminam em inflamações, infecções ou necrose e o procedimento visa diagnosticar, controlar e tratar essas complicações por meio da remoção dos nervos comprometidos.
Geralmente o tratamento é coberto em um plano dental básico.
Implante dentário
É um caso extremo e em certos casos o implante torna-se inviável devido à fragilidade da estrutura óssea e gengival.
Porém, é um procedimento bastante procurado em por pessoas que querem recuperar a funcionalidade bucal e a autoestima.
Ao realizar o implante, coloca-se no osso de sustentação dos dentes um pino de titânio incorporado pelo tecido ósseo e fica totalmente fixo na boca.
Nesse pino é preso os dentes postiços feitos sob medida para cada paciente e a remoção para limpeza não se faz necessária, uma vez que o implante é permanente e não uma prótese móvel.
Mas quais são os hábitos que atrasam esses tratamentos?
Existem três erros que as pessoas costumam cometer ao longo de um tratamento odontológico e muitas vezes elas mal sabem disso, mesmo que orientadas por um profissional.
O primeiro e mais frequente é descuidar da higiene bucal. Às vezes, por estarem sentindo dor, os pacientes acabam “dando um jeito” para realizar a limpeza diária. Isso é um grande erro.
Sempre siga as recomendações de um profissional, se é necessário escovar os dentes três vezes ao dia mesmo que doa, o faça.
Em segundo lugar e também comum, vem a alimentação. É possível que em determinado momento as dores sejam imperceptíveis, mas a gengiva ainda não esteja cicatrizada.
Neste caso, alimentos mais duros, farinhentos e pegajosos só devem ser consumidos após liberação do dentista.
Por fim vêm as faltas nas consultas.
Se o dentista pediu para que você retornasse após algum tempo e nesse período você não sente mais incômodos na região que está sendo tratada, a visita ainda assim não deve ser descartada.
Não se deve nunca tomar decisões sem o apoio de um especialista da área, pois só ele está preparado para realizar avaliação de forma precisa e garantir sua saúde bucal e o sucesso tratamento.
Este conteúdo foi produzido por Ideal Odonto